Trajetória da Cia. de dança balé baião é contada em série documental na TVC neste sábado (8)

Publicidade

Cia. Balé Baião de dança contemporânea se apresenta diretamente da cidade de Itapipoca, interior do Ceará, no programa deste sábado (08/5), na série documental Nós no Batente

Todos os sábados de maio, vai ao ar na TV Ceará (TVC) um novo episódio da 2ª temporada da série especial documental produzida pelo Porto Dragão, Nós no Batente. Esta nova leva de episódios coloca em foco os interiores e outras centralidades da arte cearense, compartilhando suas vivências e potências criativas, uma temática importante para o Porto Dragão, instituição cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar, que integra o Hub Cultural do Ceará.

A primeira temporada da série, que já foi exibida na TVC e pode ser assistida no canal do Youtube do Porto Dragão, compartilhou o viver de arte de dez grupos de artes cênicas da capital cearense. Agora, na segunda temporada, o interior do Ceará é o foco, reforçando a importância dessa democratização e descentralização da arte e cultura. No episódio desta semana, neste sábado (8), o Nós no Batente nos leva até Itapipoca, com a Cia. Balé Baião e seu balaio diversificado de atividades artísticas, culturais e socioeducativas com mais de 25 anos de (re)existência.

Sobre a Cia. Balé Baião

Consolidada como umas das companhias de Dança mais importantes do interior do Ceará, com espetáculos inspirados na pluralidade da cultura nordestina e pioneiros em abordar e colocar em debate etnias e questões raciais, a Cia Balé Baião é o grupo convidado da semana para estrelar o 3º episódio da 2ª temporada da série documental Nós no Batente.

A Cia Balé Baião apresenta um balaio diversificado de atividades artísticas, culturais e socioeducativas realizadas na cidade de Itapipoca, região do Vale do Curu/ Litoral Oeste. Além do ritmo baião, a companhia também se inspira em um dos pratos mais famosos da culinária Nordestina, o “baião de dois”. O coletivo ganhou esse nome por conta da diversidade e da mistura de pessoas e ritmos, que assim como na dança típica, no prato da gastronomia, também leva diversos ingredientes ricos em sabor, que contam muito bem a história do Nordeste.

Gerando outras centralidades, fugindo do eixo eurocêntrico da dança contemporânea, a Cia teve a oportunidade de se apresentar em solo africano, na Ilha de Santiago em Cabo Verde e ganhou diversos prêmios, entre eles, o importante “Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna”.

Com 26 anos de existência, atualmente possui em seu repertório mais de 30 espetáculos, além de desenvolver um trabalho pioneiro de investigação, pesquisa, produção e difusão de dança contemporânea, com forte engajamento em movimentos sociais, periféricos e de juventudes, atuando em assentamentos e comunidades quilombolas.

Episódios do “Nós no Batente” – Segunda temporada

– EP 01: Mestre Aldenir (Cariri)
– EP 02: Nego Gallo (Fortaleza)
– EP 03: Cia Balé Baião (Itapipoca)
– EP 04: Grupo Ninho de Teatro (Cariri)
– EP 05: Nóis de Teatro (Fortaleza – Bom Jardim)
– EP 06: Dona Zefinha (Itapipoca)
– EP 07: Arte Jucá (Inhamuns)
– EP 08: América Circo (Fortaleza)
– EP 09: Toca da Matraca (Sobral)
– EP 10: Abidoral Jamacaru (Cariri)
– EP 11: Orquestra Popular do Nordeste (Fortaleza)
– EP 12: Mangaio Cultural (Tianguá)

Acessibilidade

Todos os episódios contam com a janela de intérpretes de Libras, áudio-descrição, notas proêmias, além da opção de legendas disponibilizada no próprio Youtube, reforçando o papel enquanto instituição cultural de democratizar a arte e cultura.

Sobre o Porto Dragão

O Porto Dragão é uma instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, parte integrante do Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense.

Além do webinário Jornada de Pensamento, que aconteceu em outubro de 2020, outras ações do Hub Cultural do Ceará realizadas foram o programa “Porto Dragão Sessions”, uma série que apresenta a nova cena musical do Ceará com 15 artistas cearenses em 08 episódios e a primeira temporada do programa “Nós no Batente”, e o programa “Zona de Criação”, programa que prevê apoiar 25 projetos de diferentes linguagens e estilos (música, teatro, dança).

Todos os trabalhos realizados pelo HUB colaboram na difusão e impulsionamento dos artistas cearenses e estão disponíveis no canal do Youtube do Porto Dragão, assim como outros conteúdos de produção própria do Porto Dragão, como o bate-papo semanal “Conversa Sem Roteiro”, aulas sobre “Feminismos” com Helena Vieira e conteúdos selecionados em editais e convocatórias realizadas, como Cultura Dendicasa e Arte em Rede.

Serviço

“Nós no Batente” com Cia. Balé Baião no Culture-se da TVC
8 de maio, sábado, 22h45
VHF Canal 5.1 / Multiplay Canal 517 / NET Canal 17 / Brisanet Canal 15
Sábado às 22h45 / Reprises às quintas-feiras às 20h30

Redes sociais
Instagram
Youtube

Publicidade

Leia também