Pandemia impacta concursos em prefeituras e instituições públicas do Ceará

Publicidade

Além de certames pendentes, como o da Assembleia e das polícias Civil e Militar, profissionais aprovados se mobilizam para acelerar convocações

Com o aumento do desemprego e do comprometimento da renda de famílias no país, profissionais aprovados em concursos públicos de prefeituras cearenses e órgãos do Estado têm pressionado para que sejam nomeados. Alguns temem perder a oportunidade conquistada devido à demora para serem chamados. Em Fortaleza, a apreensão dos aprovados tem sido tema de projetos na Câmara Municipal, que pedem a convocação imediata de concursados.

Além disso, a pandemia da Covid-19 atrasou a aplicação de alguns concursos previstos no Ceará, como o da Assembleia Legislativa e das polícias Civil, Militar (PM) e Forense (Pefoce) – esses três últimos anunciados pelo governador Camilo Santana (PT) entre 2018 e 2019.

No caso do certame da Assembleia, as inscrições foram encerradas, porém ainda não há data oficial para realização das provas. O concurso, que oferta 100 vagas, está suspenso desde abril do ano passado por causa da pandemia.

Na última quinta-feira (6), o presidente do Parlamento estadual, deputado Evandro Leitão (PDT), informou que pretende retomar o andamento do concurso no segundo semestre deste ano. 

“Agora, com o retorno de forma gradativa, nós vamos começar essa pauta do concurso público da Assembleia. A nossa intenção é fazer no segundo semestre. Vamos levar para a Mesa Diretora para que nós possamos deliberar” 

EVANDRO LEITÃO
Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará

CONCURSOS NA ÁREA DA SEGURANÇA

Já os concursos da PM, Polícia Civil e Pefoce tinham os editais previstos para março, mas os documentos ainda não foram divulgados. A expectativa é de que a abertura oficial dos certames ocorra ainda neste ano. Mais de 2.800 vagas devem ser ofertadas.

O Governo do Estado informou que os certames encontram-se em fase preparatória, sendo realizado estudo sobre as vacâncias nos referidos órgãos para subsidiar a elaborações dos respectivos editais.

A previsão da secretaria do Planejamento e Gestão é que até a próxima quarta-feira (12) os estudos estejam concluídos, disse a assessoria de comunicação da pasta, em nota.

Há ainda previsão de lançamento de concurso com cerca de 30 mil vagas para a área da Saúde no Ceará até o fim da gestão do governador Camilo Santana (PT).

Fonte: Diario do Nordeste

Publicidade

Leia também