Fortaleza. O deputado Fernando Santana (PT), vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE), foi homenageado ontem, 24, durante as comemorações pelos 186 anos da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O parlamentar recebeu das mãos do comandante da corporação, coronel Márcio Oliveira, a Medalha do Grande Mérito da PMCE, honraria destinada às pessoas e/ou entidades civis, militares e policiais civis ou militares, que comprovadamente tenham prestado relevantes serviços à Corporação em qualquer campo de atividade.
A solenidade foi realizada no Quartel do Comando Geral da PMCE (QCG), em Fortaleza, de forma presencial, porém restrita, com transmissão virtual. O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Sandro Caron, esteve presente à solenidade. Já a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, acompanhou o evento por meio remoto.
O cerimonial da solenidade seguiu os protocolos sanitários e disponibilizou álcool em gel para os presentes. O distanciamento de segurança também foi observado, bem como a utilização de máscaras de proteção por todos os participantes.
“Eu só tenho a agradecer à Polícia Militar do nosso Ceará pela honraria que me concede. Quero aproveitar para parabenizar o trabalho realizado pelo coronel Márcio Oliveira, comandante da PM, e do nosso secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, ambos sempre muito empenhados no trabalho extremamente importante e desafiador que é o combate à violência e à criminalidade no nosso Estado, e aqui incluo, também, o nosso governador Camilo [Santana]”, ressaltou o deputado.
História
Em maio de 1835, o presidente da Província do Ceará, padre, senador vitalício e orador sacro, José Martiniano de Alencar, preocupado com a segurança e o bem estar dos habitantes da Província do Ceará, assinou a Resolução Provincial nº 13, criando a Força Pública do Ceará, embrião da Polícia Militar do Ceará. A partir do dia 04 de janeiro de 1947 passou então à denominação que tem até os dias atuais a partir da entrada em vigor da constituição de 1946. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) tem por missão constitucional o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. Seu primeiro comandante foi o tenente do Exército Brasileiro, Tomaz Lourenço da Silva Castro, que comandou a instituição do dia 24 de maio de 1835 a 19 de janeiro de 1839.
Tendo no policiamento ostensivo a sua atividade fim, a Instituição está presente em todo o Estado com suas diversas unidades e subunidades operacionais distribuídas de forma estratégica. Os mais de 23 mil homens e mulheres do efetivo atuam por todos os municípios cearenses para servir e proteger aos conterrâneos e visitantes do Ceará.
Roberto Crispim, com Assessorias