Ceará deve receber chuvas em todas as regiões entre terça-feira e quarta-feira, diz Funceme

Foto: Wesley Júnior

Publicidade

Entre domingo e segunda, a Funceme registrou precipitações em, pelo menos, 53 municípios.

O Ceará deve seguir com condições favoráveis à chuva em todas as macrorregiões neste início de semana, porém, com registros mais abrangentes a partir desta terça-feira (11).

De acordo com a análise da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Estado deverá registrar poucas precipitações ao longo desta segunda-feira (10). A expectativa é de precipitações pontuais em todo o território.

Já para terça, há tendência de atuação de áreas de instabilidade oriundas do leste do Nordeste, proporcionando condições para precipitações mais abrangentes em todas as regiões, exceto no Cariri, onde ainda ficará sob previsão de possibilidade de chuva (registros entre 5 e 20% do território).

Tanto na terça como na próxima quarta-feira (12), a tendência é que os maiores acumulados ocorram na porção centro-norte, principalmente entre madrugada e manhã.

Chuvas no Estado

 

No intervalo entre as 7h de domingo (9) e as 7h desta segunda, a Funceme registrou precipitações em, pelo menos, 53 municípios. Os maiores acumulados foram em Cruz com 47 milímetros, Bela Cruz 36 milímetros e Granja com 33,8 milímetros.

As chuvas mais reduzidas aparecem em acordo com a previsão do tempo apontada para o fim de semana. A Funceme reforça que os dados são parciais e podem ser atualizados no decorrer do dia.

Situação dos principais açudes

 

Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 12,86% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 28,60% do volume máximo.

O Banabuiú está com 8,97%. Trinta e um açudes estão com volume acima de 90% e 46 reservatórios estão com volume inferior a 30%.

Fonte: G1/Ceará

Publicidade

Leia também