Secretarias de Cultura do Ceará e de São Paulo lançam programação especial online com o “Mês do Ceará”

Publicidade

Em parceria inédita de difusão artística, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançam programação com conteúdos cearenses em maio na plataforma gratuita.

A partir deste sábado, (1º) e durante todo o mês de maio, através de parceria inédita entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a plataforma online #CulturaEmCasatransmitirá conteúdos realizados no Ceará pelo projeto Ponte Aérea Cultural. A programação conta com seis programas produzidos pelo Porto Dragão e pelo Cineteatro São Luiz, equipamentos da Secult Ceará, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Traz uma diversidade de atrações como shows e apresentações musicais, documentários, espetáculos teatrais e outras performances artísticas, que vão ao ar diariamente de forma gratuita, ao vivo e também disponíveis no modo “on demand”.

A ação faz parte do conjunto de estratégias que buscam difundir e promover os conteúdos. “A arte é uma ponte. Ela possibilita encontros e travessias. Então, quando duas secretarias estaduais de cultura se reúnem para fazer uma ponte aérea cultural – em parecia com o Instituto Dragão do Mar e Amigos da Arte – viabilizando encontros de criação artística, na verdade, estamos democratizando, fomentando e difundindo uma produção diversa, mas também singulares de cada um desses lugares. Para a Secult Ceará essa parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo é estratégica e pode gerar uma colaboração mais perene e numa via dupla para o intercâmbio artístico entre os dois estados. Nesse primeiro contexto, com a difusão de conteúdos artísticos nas plataformas #CulturaEmCasa de São Paulo e #CulturaDendicasa do Ceará, mas que possamos em breve ocupar a programação física das redes de nossos equipamentos culturais”, enfatiza Fabiano Piúba, secretário de Cultura do Estado do Ceará.

A iniciativa é também resultado das diretrizes de integração dos equipamentos culturais do estado, fomentando cada vez mais uma atuação em rede e potencializando o alcance e os resultados das políticas, ações e programações culturais. Para o Diretor de Articulação Institucional do Instituto Dragão do Mar, Lenildo Gomes, “a parceria com a Plataforma #CulturaEmCasa possibilita concretamente um enorme passo no sentido da contribuição do Instituto Dragão do Mar e a Rede de Equipamentos da Secult Ceará sob sua gestão para o fortalecimento das políticas públicas para a cultura no âmbito do Estado do Ceará. A difusão desse conteúdo, resultado dos processos de apoio e fomento à produção artística, representa excelente oportunidade de divulgação da diversidade dessa produção cearense, diversa em seus aspectos estéticos e, sobretudo, em sua abrangência conceitual. Com isso, cria-se então a possibilidade de ampliar a visibilidade de artistas cearenses em âmbito nacional.”

Programação

A programação especial do “Mês do Ceará” conta com conteúdos produzidos em dois importantes equipamentos culturais do estado: Porto Dragão e Cineteatro São Luiz.

Produzidos pelo Porto Dragão, temos programas em formatos de séries, onde cada episódio provoca reflexões e inspirações oriundas do fazer artístico e da cultura cearense. “Nós no Batente” é uma série documental que convida a conhecer e pensar em quem está no batente do viver de arte no estado. A série “Zona de Criação” reúne música, teatro, dança e performance em episódios onde diversas linguagens e estilos se manifestam em projetos adaptados para a tela. Já o programa “Porto Dragão Sessions” retrata um recorte da cena musical cearense com 15 artistas da capital e interior, apresentado por Gero Camilo e Karine Carvalho e com entrevistas de Daniel Peixoto.

Já do Cineteatro São Luiz, temos uma extensa programação de espetáculos musicais, teatrais e de cinema, que ultrapassam os limites físicos do seu palco e sua tela e chegam em novo formato para um público mais amplo, com cada atração sendo transmitida em dois horários. O programa Em Cartaz #CulturaEmCasa traz uma experiência de tradução do teatro para a linguagem audiovisual, com espetáculos dos programas “Curta Mais Teatro” e “Cena São Luiz”. No #CulturaEmCasa Musical, o público terá acesso à experiência sonora do programa “Dentro do Som”, que parte de uma nova perspectiva, com a audiência desfrutando do espetáculo em cima do palco do São Luiz, bem próximo de músicos e novas bandas do Ceará. E o Cine #CulturaEmCasa será voltado para a exibição de filmes de curta, média e longa metragens cearenses selecionados pelo Cineteatro para sua Semana do Audiovisual Cearense.

Sobre o Cultura em Casa

Criada em abril de 2020 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a plataforma é gerida pela Organização Social Amigos da Arte. Tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, reunindo conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Museu da Diversidade Sexual e das instituições da Secretaria, como OSESP, Jazz Sinfônica, Pinacoteca, São Paulo Companhia de Dança, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner, entre outros.

Desde sua criação em 2020, já realizou importantes ações como o Festival e o Intensivão #CulturaEmCasa, o #DiálogosNecessários e o #SPGastronomia, além de parcerias através do Projeto Ponte Aérea Cultural com os estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e, agora, o Ceará. Até o momento, ela registrou 5,4 milhões de visualizações em três mil conteúdos disponibilizados, alcançando 3.300 mil cidades, em 135 países e envolvendo 13 mil profissionais do setor.

Serviço

Projeto Ponte Aérea Cultural leva programação cearense para a plataforma digital #CulturaEmCasa durante todo o mês de maio de 2021. Toda a programação será transmitida de forma gratuita, ao vivo e on demand.

Confira a programação completa aqui

Link da plataforma: www.culturaemcasa.com.br

Publicidade

Leia também