Professor Patrício Melo apresenta pesquisa sobre índios Cariris, na Câmara de Crato

Publicidade

O professor doutor Patrício Melo apresentou, na sessão desta teça-feira, 20, sua pesquisa, transformada em livros, sobre os índios Cariris, que vivem na região. O professor mostrou como fez a catalogação em relação à comunidade indígena que vive no Sítio Poço Dantas, Umari, no município de Crato.

De acordo com ele, “não havia nada oficial sobre o histórico dessa comunidade como sendo indígena, e partimos para saber, então, se ainda existiam aqui, índios Cariris, onde estariam e quais os seus direitos, se são preservados”, explica o professor Patrício, comentando que existiam vários relatos de comunidades de Cariris, mas, fora do território caririense.

Ele discorreu sobre as dificuldades dessa comunidade indígena que existe na região, e que hoje, são agricultores. E alertou que a Câmara pode ajudar em algumas demandas, como no processo da demarcação das terras onde vivem, na questão do atendimento às necessidades da saúde desse povo, dentre outras.

Os vereadores se pronunciaram enaltecendo o trabalho do pesquisador e se colocaram à disposição para buscar resolver as demandas sugeridas para a comunidade.

Publicidade

Leia também