A Universidade Estadual do Ceará (Uece) dará inÃcio ao novo projeto de extensão Pré-vest: descomplicando as Ciências em Libras, que tem como objetivo oferecer um curso pré-vestibular com educação bilÃngue para alunos surdos, colaborando para seu ingresso na Universidade.
Ao mesmo tempo, a Uece tem como intuito estimular a práxis dos futuros docentes formados pela Uece, por meio dos processos educacionais bilÃngues, contribuindo para a formação ética e profissional com foco na educação inclusiva.
Dessa forma, a Uece recebe, até 10 de abril, inscrições de estudantes de graduação que queiram ser voluntários no projeto, com direito a certificação. Podem participar alunos de Licenciatura, dos cursos que contemplem as seguintes áreas:
– Linguagens (Letras, Pedagogia, Artes e Educação FÃsica)
– Ciências da Natureza (QuÃmica, FÃsica e Biologia)
– Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia)
– Matemática (Matemática e Ciências da Computação).
EspecÃfico para surdos, as aulas serão ministradas em lÃngua portuguesa com o auxÃlio de intérprete do Instituto de Educação de Surdos do Ceará (ICES) – parceira da Uece no projeto – para fazer a tradução para LÃngua Brasileira de Sinais (Libras). As aulas acontecerão à s terças e quintas-feiras, pela internet.
Clique aqui para realizar sua inscrição.
Saiba mais
Diante da falta de opção de pré-vestibulares bilÃngues para alunos surdos, faz-se necessário pensar na acessibilidade ao ensino superior de forma efetiva e eficaz, através de um modelo de ensino sustentável que torne o processo seletivo mais justo e concreto.
O objetivo da educação bilÃngue para os surdos é oferecer uma situação de aprendizagem dentro de um clima de comunicação efetiva, posto que a LÃngua de Sinais permite a interação e comunicação entre os interlocutores, proporcionando o desenvolvimento dos sujeitos surdos. Sendo assim, a Uece e o ICES pretendem contribuir com a formação dos educandos, respeitando suas diferenças linguÃsticas e culturais.
O curso Pré-vest: descomplicando as Ciências em Libras atenderá de forma prática e contextualizada a comunidade Surda.
Desde o ano 2014, na Uece, mais precisamente no colegiado de QuÃmica, projetos como monitoria em Libras, e cursos de extensão vêm sendo desenvolvidos, em parceria com as escolas estaduais. Várias oficinas foram realizadas contribuindo nas aulas de QuÃmica, convertendo termos especÃficos de QuÃmica, pois essa carência de sinais especÃficos tem dificultado a interação dos alunos surdos, fazendo com que a comunicação muitas vezes não seja alcançada e assuntos abstratos como os dessa disciplina não possam ser compreendidos.
Dentro desse contexto, a pesquisa-ação educacional é principalmente uma estratégia para o desenvolvimento de professores e alunos de modo que eles possam utilizar os sinais para aprimorar o ensino-aprendizagem.