Novo projeto inclusivo convida alunos da Uece para prática docente voltada para surdos

Publicidade

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) dará início ao novo projeto de extensão Pré-vest: descomplicando as Ciências em Libras, que tem como objetivo oferecer um curso pré-vestibular com educação bilíngue para alunos surdos, colaborando para seu ingresso na Universidade.

Ao mesmo tempo, a Uece tem como intuito estimular a práxis dos futuros docentes formados pela Uece, por meio dos processos educacionais bilíngues, contribuindo para a formação ética e profissional com foco na educação inclusiva.

Dessa forma, a Uece recebe, até 10 de abril, inscrições de estudantes de graduação que queiram ser voluntários no projeto, com direito a certificação. Podem participar alunos de Licenciatura, dos cursos que contemplem as seguintes áreas:

– Linguagens (Letras, Pedagogia, Artes e Educação Física)
– Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia)
– Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia)
– Matemática (Matemática e Ciências da Computação).

Específico para surdos, as aulas serão ministradas em língua portuguesa com o auxílio de intérprete do Instituto de Educação de Surdos do Ceará (ICES) – parceira da Uece no projeto – para fazer a tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras). As aulas acontecerão às terças e quintas-feiras, pela internet.

Clique aqui para realizar sua inscrição.

Saiba mais

Diante da falta de opção de pré-vestibulares bilíngues para alunos surdos, faz-se necessário pensar na acessibilidade ao ensino superior de forma efetiva e eficaz, através de um modelo de ensino sustentável que torne o processo seletivo mais justo e concreto.

O objetivo da educação bilíngue para os surdos é oferecer uma situação de aprendizagem dentro de um clima de comunicação efetiva, posto que a Língua de Sinais permite a interação e comunicação entre os interlocutores, proporcionando o desenvolvimento dos sujeitos surdos. Sendo assim, a Uece e o ICES pretendem contribuir com a formação dos educandos, respeitando suas diferenças linguísticas e culturais.

O curso Pré-vest: descomplicando as Ciências em Libras atenderá de forma prática e contextualizada a comunidade Surda.

Desde o ano 2014, na Uece, mais precisamente no colegiado de Química, projetos como monitoria em Libras, e cursos de extensão vêm sendo desenvolvidos, em parceria com as escolas estaduais. Várias oficinas foram realizadas contribuindo nas aulas de Química, convertendo termos específicos de Química, pois essa carência de sinais específicos tem dificultado a interação dos alunos surdos, fazendo com que a comunicação muitas vezes não seja alcançada e assuntos abstratos como os dessa disciplina não possam ser compreendidos.

Dentro desse contexto, a pesquisa-ação educacional é principalmente uma estratégia para o desenvolvimento de professores e alunos de modo que eles possam utilizar os sinais para aprimorar o ensino-aprendizagem.

Publicidade

Leia também