Pessoas com deficiência acolhidas nas residências inclusivas de Fortaleza são vacinadas contra Covid-19

Publicidade

Jovens e adultos com deficiência cognitiva acolhidos nas Residências Inclusivas 01, 03 e 05 tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 neste sábado (30). Nas três unidades, coordenadas pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), foram vacinados 43 residentes. Neste domingo (31), outros 25 receberão as vacinas nas Residências 02 e 04. Os funcionários que atuam nos equipamentos também estão sendo vacinados, totalizando, ao final do processo, 166 profissionais imunizados, distribuídos em seis residências.

“Continuamos fazendo história. Hoje iniciamos a vacinação das pessoas com deficiência acolhidas nas unidades do Governo do Ceará. Seguimos com todo o cuidado de que necessitam os cidadãos e as cidadãs mais vulneráveis, especialmente neste momento frágil em que enfrentamos uma pandemia. Não podemos deixar de reconhecer e agradecer à equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Estamos nessa juntos fazendo um trabalho com foco na atenção integral às pessoas que estão nas Residências Inclusivas”, destaca o secretário executivo da Proteção Social da SPS, Francisco Ibiapina.

Sinônimo de inclusão, as seis residências trazem um formato de acolhimento que estimula a autonomia de seus moradores. Juntas, as unidades atendem 81 pessoas e dispõem de estrutura física adequada e equipes de referência, com médico, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiros e cuidadores em regime de plantão. “Hoje é um dia de imensa gratidão. Estamos vacinando nossos acolhidos, pessoas adultas com deficiência e, em meio ao sofrimento e às dificuldades que a pandemia vem causando em todo o mundo, nos dá tranquilidade para seguir com nosso trabalho saber que tanto os residentes quanto os trabalhadores da casa já estão imunizados”, afirma Mônica Gondim, coordenadora de Proteção Social Especial da SPS.

Para a coordenadora especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e as Pessoas com Deficiência da SPS, Vyna Leite, hoje é um dia importante para as pessoas com deficiência de todo o Ceará. “A vacinação está começando pelo público mais vulnerável que são os acolhidos nas residências inclusivas de Fortaleza. É um grande passo que damos em todo o processo de vacinação, que deve agora avançar para os outros municípios e esperamos que todas as pessoas com deficiência do Estado possam ser vacinadas em breve”, concluiu.

Publicidade

Leia também