Juazeiro do Norte outros 4 municípios terão hospital de campanha para tratamento de Covid-19

Foto: Tatiana Fortes

Publicidade

O Ceará receberá cinco novos hospitais de campanha para receber pacientes com a Covid-19. As unidades serão instaladas nas UPAs (unidades de pronto atendimento) de Messejana e Praia do Futuro, em Fortaleza; em Sobral, Quixeramobim e Juazeiro do Norte. As novas unidades terão um total de 200 novos leitos.

As unidades de campanha são estruturas provisórias, montadas de forma emergencial em situações de crise na saúde.

Atualmente há um hospital de campanha em funcionamento em Sobral. Em Fortaleza, uma unidade emergencial foi montada no estádio Presidente Vargas, mas foi desativada setembro de 2020, quando os casos da doença reduziram.

O Ceará sofre um novo pico da pandemia da Covid-19, com aumento acelerado nas mortes pela doença. Na noite de quarta, Camilo anunciou que Fortaleza terá um novo lockdown a partir de sexta-feira (5).

Lotação nas UTIs

 

Os hospitais permanentes do Ceará enfrentam uma lotação quase total dos leitos de UTI, onde são atendidos pacientes com Covid-19 em estado mais grave, e o sistema de saúde está próximo do colapso.

Das 10 unidades públicas disponíveis para atendimento mais grave de pacientes com Covid-19, três estão colapsadas, enquanto outras duas estão com ocupação acima de 90%.

Das vagas de UTI disponíveis, há seis no Hospital Geral Dr. César Cals; uma no Hospital Geral de Fortaleza (HGF); uma no Hospital Waldemar de Alcântara; 24 leitos no Hospital Leonardo da Vinci, referência no tratamento da Covid-19 no Ceará; 7 vagas no Instituto Dr. José Frota; e cinco na Maternidade Escola Assis Chateaubriand.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também