Com entregas em Canindé, Crato e Tauá, Governo do Ceará chega a 824 leitos de UTI para Covid-19

Foto: Divulgação/Governo do Estado

Publicidade

Somados aos de enfermaria, o Estado já ultrapassou a quantidades de três mil leitos exclusivos para o atendimento de pacientes infectados com o Coronavírus

Os municípios de Canindé, Crato e Tauá foram contemplados, cada um, com a abertura de dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com Covid-19, na manhã desta segunda-feira (1). Com essas novas unidades, a rede de saúde do Governo do Ceará passa a contar com o total de 824 leitos somente de UTI e mais de três mil se somados os de enfermaria, comentou o Governador Camilo Santana durante transmissão pelas redes sociais.

“Hoje, já estamos com 2.287 leitos de enfermaria em todo o Ceará exclusivamente para Covid. A previsão é chegarmos a 2.600 leitos de enfermaria agora no mês de março. De UTI, se eu contar com os 10 leitos de pediatria que vamos abrir agora à tarde, são 824, e a nossa meta é chegar a 1.074 leitos exclusivos de Covid. Estamos fazendo um esforço do que for necessário e possível para que a gente garanta a quantidade de leitos de UTI necessários para a população cearense”, detalhou o chefe do Executivo estadual.

Essa descentralização de leitos segue o planejamento de garantir à população cearense o acesso aos serviços de saúde mais próximo de casa e, consequentemente, diminuir a busca pelos equipamentos em Fortaleza. “Quanto mais leitos de UTI nós tivermos de forma regionalizada, menor é a pressão sobre a Capital, deixando os hospitais de Fortaleza para atender a demanda da Macrorregião Metropolitana de Saúde. Além disso, estamos ampliando em Caucaia, Maracanaú e Itapipoca”, disse Camilo Santana.

Para o secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto, esse trabalho contínuo para garantir atendimento, mesmo com uma jornada cansativa de combate à pandemia, mostra o valor dos profissionais. “Sempre que a gente abre um espaço é sinal que um grupo muito grande de pessoas está trabalhando. Essa capacidade de ampliar leitos representa uma capacidade de se superar com quase um ano de pandemia, com muitas perdas, mas com muita esperança. Esperança de que nós estamos fazendo nossa parte, estamos nos doando e que nós vamos sair disso muito melhor”, destacou o titular da pasta.

Rozário Ximenes, prefeita de Canindé, demonstrou sua felicidade com a chegada dos novos leitos e a esperança de que o trabalho conjunto vencerá esse período conturbado. “Esse é um momento difícil que Canindé está passando e toda a região. Estamos nessa luta juntos para poder vencer essa batalha que é tão difícil”, disse a gestora municipal.

Busca por vacinas

Nesta terça-feira (2), Camilo Santana se reunirá, em Brasília, com o laboratório que representa a vacina russa Sputinik V para tratar de uma possível compra do imunizante. Ele afirmou que, além dessa tratativa, o Governo do Ceará vem dialogando com outras empresas na intenção de adquirir vacinas para além das que vêm sendo disponibilizadas pelo Plano Nacional de Imunização, do Governo Federal. “Estamos tendo contato com os Estados Unidos, Europa, China para que a gente possa trazer a maior quantidade de vacinas para imunizar o mais rápido a população”, pontuou.

Até que a imunização da população se torne realidade, o governador reforçou que é preciso a colaboração de todos nesse momento desafiador. “Só há uma forma de vencer essa pandemia: é quando todo mundo estiver vacinado. Até lá, a única maneira que nós temos é nos prevenindo, e nos prevenir é não aglomerar, é ficar em casa, é reduzir a circulação do vírus e usar máscara. Isso não é orientação do governador, é orientação dos especialistas, médicos e cientistas”, comentou Camilo Santana.

Publicidade

Leia também