Logística de distribuição no Ceará garante vacinas a todos os 184 municípios em até 24 horas

Desde que recebeu seu primeiro lote de vacinas contra Covid-19, no dia 18 de janeiro de 2021, o Ceará tem distribuído os imunizantes a todos os seus 184 municípios de forma proporcional, e em um prazo estimado de apenas 24 horas. Mas isso só foi possível por conta da logística desenvolvida pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Saúde (Sesa), que concluiu os repasses dos 10 lotes das doses em um plano de distribuição que envolve aviões, helicópteros e caminhões.

Foram traçadas seis rotas de distribuição em aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), e duas terrestres, contemplando a Capital e as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS), que compreendem os municípios de Caucaia, Maracanaú, Baturité, Canindé, Itapipoca, Aracati, Quixadá, Russas, Limoeiro do Norte, Sobral, Acaraú, Tianguá, Tauá, Crateús, Camocim, Icó, Iguatu, Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte e Cascavel.

A estratégia tem o objetivo de garantir a conservação e agilidade no envio dos imunizantes para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS), responsáveis por articular a entrega do material junto à secretaria de saúde de cada município cearense, e fazer com que a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Ceará continue da forma mais célere possível.

Segurança

Com a utilização de diversas equipes, a Polícia Militar do Ceará atua sempre na escolta e segurança das vacinas, desde o desembarque no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins até a chegada aos mais variados destinos selecionados por meio de rotas pré determinadas e estabelecidas pela Sesa. Além do emprego de equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) para o envio de lotes da vacina a cada envio para a Grande Fortaleza e municípios do Interior, também já foram utilizadas até seis aeronaves, sendo três aviões, e três helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS para realizar o carregamento das vacinas até grandes cidades do Interior para distribuição nas demais localidades.

Vacinômetro

Com a chegada do 10º lote, o Ceará recebeu um total de 1.175.250 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, são 1.002.000 da CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e 173.250 da Oxford/AstraZeneca, do laboratório AstraZeneca e da Universidade de Oxford, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O número de vacinas aplicadas pelos municípios é atualizado diariamente no Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Até a noite de sexta-feira (19), o sistema registrou 659.772 doses aplicadas, sendo 470.398 como primeira dose e outras 189.374 em segunda dose. Parte das novas cargas de vacina recebidas pelo Estado fica reservada para a segunda dose dos grupos prioritários em andamento.

Fonte: Daniel Herculano – Ascom Casa Civil

DF começa a vacinar amanhã idosos com 69, 70 e 71 anos

O Distrito Federal começa a vacinar amanhã (22) idosos com 69, 70 e 71 anos contra a covid-19. De acordo com a secretaria de Saúde, a partir das 13h, o grupo pode procurar os 47 pontos de vacinação que estarão disponíveis pela cidade. Do total de postos, 14 operam na modalidade drive-thru, na qual não é necessário sair do carro para ser atendido.

A ampliação da vacinação do grupo prioritário foi decidida ontem (20) pelo comitê local de vacinação, após a chegada de um novo lote de vacinas. A estimativa é imunizar 42,9 mil pessoas nesta nova etapa. Não será necessário fazer agendamento prévio para receber o imunizante.

Segundo a secretaria de Saúde, ainda nesta semana, serão vacinados profissionais de saúde da rede privada. Neste caso, a partir de quinta-feira (25), será necessário fazer o agendamento pelo site. A aplicação das doses começará na sexta-feira (26).

Terão prioridade para receber o imunizante médicos, médicos veterinários, biomédicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, fonoaudiólogos, odontólogos e assistentes sociais.

Os locais de vacinação podem ser consultados no site da secretaria.

Fonte: Notícias ao minuto

Brasil recebe hoje 1,02 milhão de vacinas do consórcio Covax-Facility

O Brasil recebe hoje (21) o primeiro lote de vacinas contra covid-19 provenientes do consórcio Covax-Facility. Serão 1.022.400 doses que chegarão ao país às 18h. A chegada das vacinas foi confirmada pela representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Galiano.

Galiano enviou na sexta-feira (19) uma carta endereçada ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. “É com satisfação que informamos que o primeiro embarque, referente a 1.022.400 doses da vacina contra Covid-19, adquiridas através do mecanismo Covax, chegará ao Brasil no dia 21 de março de 2021”, disse ela, na cara.

Na carta ao ministro, a representante da Opas/OMS no Brasil também acrescentou que 90% das doses têm vencimento em 31 de maio de 2021 e as demais 10% em 30 abril de 2021. A Covax-Facility é uma aliança internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS) que tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a covid-19. Trata-se de um consórcio internacional com o objetivo de garantir acesso igualitário à imunização.

De acordo com o comunicado do consórcio, a projeção é que sejam enviadas 330 milhões de doses das vacinas da Pfizer/BioNTech e Oxford/AstraZeneca na primeira metade de 2021 para 145 países integrantes da aliança, que reúne mais de 150 nações.

Fonte: Notícias ao minuto

Câmara do Crato recebe representantes da Prefeitura e da Caixa Econômica para tratar sobre entrega de Conjuntos Habitacionais.

O presidente da Câmara Municipal do Crato, Florisval Coriolano, informa que na sessão dessa segunda-feira dia 22, participarão o Secretário de Infraestrutura do município Dr. Ítalo Samuel, o gerente do setor de habitação da Caixa Econômica, José Costa Jr. e o engenheiro responsável pela construtora Morefácil Dr. André para informar como e quando será a entrega das casas dos Conjuntos Habitacionais São Bento 1 e 2.

A sessão será virtual e transmitida a partir das 9h, pelo Facebook e site da Câmara do Crato e pela TV gesso.

Idoso de 85 anos vai montado em jumento receber a vacina em Jaguaribe

‘Faça aqui mesmo, tô tão avexado’, disse o idoso à equipe de profissionais da saúde ao chegar ao local de aplicação da vacina.

Um idoso de 85 anos foi imunizado com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 montado em um jumento no município de Jaguaribe, interior do Ceará, nesta sexta-feira (19). Morador do Sítio Torrões, ao receber a equipe de profissionais para a vacinação, José Gonçalves de Lima pediu que a dose fosse aplicada com ele em cima do jumento, pois tinha pressa. “Faça aqui mesmo, estou tão avexado”, disse o idoso.

José foi imunizado com a vacina de Oxford/Astrazeneca no sítio de sua propriedade, assim como outros moradores da região. A equipe de profissionais se deslocou aproximadamente 30 km para chegar ao sítio.

Fonte: G1/Ceará