Número de testes de Covid-19 cresce 119% no Ceará

Foto: Tatiana Fortes

Publicidade

Mortes pela doença voltaram a crescer no estado a mais de 90% dos leitos de UTI estão ocupados.

Com aumento de casos da Covid-19 no Ceará nos últimos meses, cresceu também a realização de testes da doença nas redes pública e privada. O estado registra ainda um crescimento das mortes por Covid-19 e aumento da ocupação dos leitos de UTI nos hospitais públicos e privados.

A realização de testes cresceu 119%. Nos dois primeiros meses de 2021, foram realizados no Ceará:

  • De 1º a 22 de janeiro, 76 mil testes no Ceará
  • De 1º A 22 fevereiro, 166 mil em todo o estado

 

Ocupação dos leitos

 

Mais de 90% dos leitos de UTI no Ceará estão ocupados — Foto: Arquivo/Pronto-socorro

Mais de 90% dos leitos de UTI no Ceará estão ocupados — Foto: Arquivo/Pronto-socorro

Em hospitais públicos e privados do Ceará, 91% dos leitos existentes no estado estão ocupados. A situação de lotação quase total ocorre também nas unidades que são referência no atendimento de pacientes com a Covid-19.

No hospital Leonardo da Vinci, unidade que funciona exclusivamente para atender os casos da doença, tem apenas dois leitos de UTI livres, de um total de 129.

Um dos pacientes internados é o marido da Varilene. Ela também teve a doença, mas recebeu alta na semana passada.

“Nesse último mês agora foi um mês que apareceu muita gente mesmo com esse vírus. E pra mim foi uma surpresa, Achei até que estava tendo uma crise de sinusite. Eu estava tomando todos os cuidados, não saía de casa. Eu só saía quando tinha uma necessidade”, afirmou.

 

Seis hospitais públicos no Ceará hoje não têm mais leitos de UTI disponíveis para pacientes com Covid. A taxa geral de ocupação das unidades de terapia intensiva da rede pública no estado chega a 93%.

“Uma característica peculiar desse segundo momento é que, diferente daquele primeiro momento, onde a gente teve primeiramente um aumento apenas na capital, neste momento nós estamos com epidemias simultâneas. Então, todas as regiões apresentaram aumento de casos, aumento de internações e aumento de óbitos”, explica secretária-executiva de Regulação e Vigilância da Eecretaria de Saúde do Ceará, Magda Almeida.

 

Nas UPAs (unidades de pronto atendimento) de Fortaleza, os atendimentos vêm crescendo desde o início do ano. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, em nove dessas unidades foram atendidos 7.800 pacientes com sintomas gripais só agora em fevereiro, 25% a mais do que em maio do ano passado, quando foi registrado o pico da Covid-19 no Ceará.

O aumento dos casos reflete também na busca por atendimento nas unidades de saúde, segundo Djelândia, que já passou por um posto de saúde, hospital e em seguida tentou uma UPA. Em nenhum lugar ela obteve atendimento.

“Eles ficam mandando a gente ficar rodando, rodando, a gente sentindo as coisas, que nem eu que estou com falta de ar, já tem dez dias que estou com falta de ar, eu só queria simplesmente fazer um raio-x, entendeu? E eu não consigo de jeito nenhum, não consigo.”

11 mil casos da doença

 

O Ceará atingiu, na tarde desta segunda-feira (22), 11.008 óbitos por Covid-19. Desde o início da pandemia, 411.904 casos da doença já foram confirmados. Houve um registro de óbito nas últimas 24 horas. As informações são do IntegraSUS, da Secretaria estadual da Saúde (Sesa), atualizado às 16h59.

Em todo o Estado, 306.066 pessoas recuperaram-se da doença. Há ainda 42.822 casos suspeitos. Ao todo, 1.388.660 exames para detecção do novo coronavírus foram realizados e 1.294.464 casos foram notificados primeiro registro identificado no Ceará.

Fonte: G1/Ceará

Publicidade

Leia também