Cinco municípios do Ceará recebem câmaras refrigeradas para armazenar vacinas da Covid-19

Foto: José Wagner

Publicidade

Na manhã desta ultima quarta-feira, 30 de dezembro, chegaram ao Estado cinco câmaras refrigeradas que serão utilizadas para armazenamento das vacinas contra Covid-19. Os municípios que já receberam os refrigeradores foram Banabuiú, Itaitinga, Paraipaba, Paracuru e Quixeramobim. A chegada desses equipamentos faz parte do plano do Governo do Ceará para receber as vacinas contra a Covid-19. A Secretaria da Saúde do Ceará adquiriu um total de 147 câmaras refrigeradas para os municípios, sendo 143 itens de 200 litros e 4 itens de 300 litros. O valor do investimento é de R$ 2,8 milhões. A previsão é de chegar mais 75 desses equipamentos até o dia 12 de janeiro.

As cinco novas câmaras refrigeradores têm capacidade para armazenar 200 litros, adequadas para as unidades que recebem até 9 mil doses de vacina por mês. Os equipamentos refrigeradores serão usados prioritariamente para o armazenamento das vacinas contra a Covid-19

Para o Secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr.Cabeto), “a chegada dessas câmaras refrigeradas está sendo muito bem planejada, possibilitando formar a capacidade instalada de aquisição das vacinas da Covid-19.

O Estado já tem em estoque de 2 milhões de seringas e agulhas. Há previsão de chegada de outras 6 milhões na primeira quinzena de janeiro. Esses insumos hospitalares também serão usados prioritariamente para a vacinação contra a Covid-19.

“O Ceará fez um planejamento muito correto, pois mostra à população que a partir do dia 1º de janeiro vai estar preparado para vacinar. Quando a vacina chegar, vamos executar da forma mais adequada, trazendo segurança ao cearense”, destaca Dr. Cabeto.

Publicidade

Leia também