Centro Cultural do Cariri vai integrar cultura, lazer e contato com a natureza

Foto: Roberto Bringel

Publicidade

Componente da meta da Lei do Plano Estadual de Cultura para implantação de centros culturais no interior do Estado, o Centro Cultural do Cariri, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), está em fase inicial de intervenções, próximo dos 10% de execução, conforme medição da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Atualmente, é realizada intervenção nas estruturas internas de modo a permitir a reforma e o restauro para adequações do espaço.

Também está sendo realizada a alocação das áreas onde serão implantadas as novas edificações que compõem o equipamento público, considerando a preservação da vegetação presente.

Com o valor aproximado de R$ 53,6 milhões, o equipamento funcionará no local que abrigou os antigos Hospital Manuel de Abreu e Seminário da Sagrada Família. De acordo com o projeto, o edifício principal será restaurado e serão ainda construídos um planetário e um novo bloco equipado com teatro de 6 andares e 500 lugares, totalizando 12 mil metros quadrados de área construída (m²).

O complexo contará com espaços para eventos, espetáculos, exposições, acervos, pesquisa e salas de formação, assim como áreas verdes revitalizadas e áreas de circulação pavimentadas. Além disso, novas estruturas ao ar livre integrarão o Centro Cultural do Cariri, como areninha, pista de skate, parque infantil e dois estacionamentos.

Ele integra equipamentos da rede da Secretaria da Cultura do Estado (Secult-CE) planejados dentro do conceito de centro cultural-parque, de junção entre cultura e natureza, sendo um espaço catalisador das instituições, manifestações e expressões da região do Cariri em conexão com o Ceará, o Brasil e o mundo.

“Um Centro Cultural desse porte vai beneficiar muito a população local e regional, na medida em que oferece um espaço confortável e seguro para realização de diversas atividades culturais, de esporte e lazer, ressaltando também o potencial turístico e econômico do complexo”, comenta a diretora de Projetos de Edificações da SOP, Aline Cordeiro.

“O Centro Cultural do Cariri compõe uma política do Governo do Estado de ampliação do direito às artes e à cultura como direito de cidadania e de desenvolvimento regional. Trata-se de um equipamento que reúne cultura e natureza no conceito de parque cultural e ambiental num contexto da Chapada do Araripe e da cultura do Cariri; reúne acervo e pesquisa para a produção de conhecimento na região; reúne memória e patrimônio na afirmação das identidades e da diversidade cultural; reúne arte, fruição e programação cultural para o fomento das expressões e manifestações do Cariri em conexão com Ceará, o Brasil e o mundo. Será um centro cultural regional, com a cara e alma do Cariri e a fertilidade da Chapada do Araripe. Mais do que um investimento do Governo do Estado é um projeto construído em parceria e de maneira articulada com os municípios da região, com as instituições culturais, sociais e educativas, bem como, com a cena artística e cultural do Cariri”, ressalta o secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba.

Publicidade

Leia também