Central de Libras e Unidade Covid atendem paciente surdo

Publicidade

Uma pessoa surda foi atendida na tarde desta quarta-feira, 24, na unidade Covid de Juazeiro do Norte, localizada no bairro Lagoa Seca.

O atendimento aconteceu através de parceria realizada entre a Secretaria de Saúde e a Central de Libras, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest).

De acordo com o coordenador da Unidade Covid, Daniel Victor Lima, familiares do paciente, que se comunica através da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), procuraram atendimento demonstrando preocupação pela dificuldade da comunicação entre o médico e o paciente. “Nós acionamos a Sedest e a Central de Libras e essa parceria foi de muita importância porque, a partir dela, conseguimos tirar dúvidas clínicas. Ela serve de exemplo para que a comunidade surda possa se sentir abraçada pelo Município de Juazeiro do Norte e saiba que estamos prontos para atendê-los da melhor forma possível. O paciente se encontra estável e fazendo o uso da medicação adequada”, ressaltou o médico.

A Coordenadora da Central de Libras, Erlanea Oliveira, destaca que o papel do equipamento é assegurar o direito dos surdos, inclusive de ter acessibilidade aos atendimentos disponibilizados pelo poder público. “A parceria da Central de Libras com as secretarias municipais é de suma importância para assegurar o direito dos surdos. Estamos disponíveis para qualquer atendimento a partir da solicitação do usuário”, comenta Erlanea.

O filho do paciente, Francisco Emanuel, lembrou que seu pai foi o primeiro paciente com essa deficiência a dar entrada na unidade Covid e que o atendimento feito com intérprete foi fundamental para a qualidade do atendimento. “Parabenizo a equipe da Unidade Covid e da Central de Libras por atender muito bem o meu pai”.

A Central de Libras funciona na Avenida Leandro Bezerra, 153, no bairro Salgadinho (próximo ao Memorial Padre Cícero) e realiza atendimento à comunidade surda de Juazeiro do Norte, facilitando a utilização de serviços públicos da municipalidade.
O agendamento pode ser de forma presencial, por vídeo chamadas através das redes sociais e, ainda, por meio do perfil da Central de Libras no facebook (https://www.facebook.com/centraldelibras.jn.1)

Publicidade

Leia também