Brejo Santo: Acidente na Barragem do Atalho deixa três operários mortos

Reservatório de Atalho recebeu águas do Rio São Francisco em novembro de 2020 — Foto: Divulgação

Publicidade

Válvula dispersora estourou e atingiu os trabalhadores no Reservatório de Atalho, no município de Brejo Santo.

Um acidente na barragem do Reservatório de Atalho, no Ceará, deixou três operários mortos no fim da tarde desta segunda-feira (8), no município de Brejo Santo. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o rompimento de uma tubulação ocorreu quando eram realizados testes no sistema da barragem. No momento do acidente havia 20 trabalhadores no local.

Conforme o MDR, as informações preliminares indicam que a estrutura da barragem não foi afetada e que não há vazamentos. A população que vive nas proximidades da estrutura está segura e não corre riscos.

Ambulâncias e uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foram acionadas para a região.

Em novembro do ano passado, o reservatório recebeu as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco depois de passarem pelo vertedouro do Reservatório de Jati. No dia 2 de fevereiro, o Açude Atalho estava com 88,59% da capacidade, que é de 72,55 hm³, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

O Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 km de extensão e é o maior empreendimento hídrico do Brasil. Quando todas as estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também