Biontech anuncia que fornecerá mais 75 milhões de doses para UE

Foto: STEPHANE MAHE/REUTERS

Publicidade

Bloco europeu  foi criticado por encomendar vacinas tarde demais e em altas quantidades às fabricantes das vacinas

A empresa alemã Biontech anunciou nesta segunda-feira (1º) que fornecerá para a União Europeia (UE) 75 milhões de doses de sua vacina contra a covid-19 no segundo trimestre, após otimizar seus processos de produção.

“Continuamos trabalhando para aumentar a oferta a partir de 15 de fevereiro para atingir o número de doses estipuladas nos contratos”, disse o diretor financeiro da empresa, Sierk Poetting, em comunicado.

“Além disso, no segundo trimestre teremos condições de fornecer mais 75 milhões de doses para a UE”, acrescentou.

Esse fornecimento faz parte da segunda encomenda da UE, de 200 milhões de doses.

O anúncio da Biontech ocorre quase imediatamente antes de uma cúpula de vacinação convocada pelo governo alemão, com representantes de empresas farmacêuticas e da UE.

A UE foi criticada por encomendar vacinas tarde demais e em quantidades insuficientes às várias empresas.

Além disso, os produtores das três vacinas já licenciadas – Biontech/Pfizer, Moderna e AstraZeneca – tiveram problemas de produção que atrasaram o fornecimento para a UE, o que também gerou debate.

A Biontech agora poderá aumentar sua produção, de acordo com Poetting, porque o trabalho de otimização foi concluído na fábrica belga de Purus.

“Agora, com isso, podemos voltar ao plano original de fornecimento de vacina para a UE”, disse Poetting.

Além disso, a nova fábrica em Marburg (região central da Alemanha) foi licenciada com a qual poderá começar a produzir em fevereiro.

Um terceiro componente é que a Biontech aumentou sua rede de cooperação na Europa.

A Biontech planeja quase dobrar sua produção de vacinas diante da demanda mundial e produzir 2 bilhões de doses este ano, em comparação com os 1,3 bilhão inicialmente previstos.

Fonte: R7

Publicidade

Leia também