Balneabilidade em Fortaleza: 12 praias estão próprias para banho

Publicidade

Aumentou de cinco para 12 o número de praias próprias para banho. É o que aponta o novo boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza, divulgado nesta sexta-feira (05), pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). De acordo com a Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia, que realiza semanalmente o monitoramento da orla fortalezense em 32 pontos, o fato se dá pela redução das chuvas que podem interferir no resultado.

A praia do Futuro é um dos trechos que mais contempla pontos adequados para banho. Entre os destaques está o posto 4 e 5 do boletim que indicam o Posto dos Bombeiros 06 até a Praça 31 de Março, e da referida praça até o Posto dos Bombeiros 04, respectivamente. Ambos fazem parte do trecho Leste.

Já no trecho Centro, algumas praias próprias que se destacam ficam entre a rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira (posto 17) e entre o Aquário até o Espigão da rua João Cordeiro.

Por fim, no trecho Oeste, apenas um ponto está próprio para banho: posto 2, entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó. Os demais postos estão inadequados para a prática recreativa.

As análises das águas dos trechos seguem o padrão exigido pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Vários fatores podem influenciar na qualidade, tais como: ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo.

A superintendência recomenda a visualização do boletim antes de entrar no mar. A superintendência disponibiliza o arquivo no site e através do aplicativo Semace Mobile.

Publicidade

Leia também