Avião com carga para 8,7 milhões de doses da CoronaVac chega a SP

Foto: REPRODUÇÃO RECORD TV

Publicidade

No carregamento, estão 5.600 litros de IFA para a produção de aplicações, que começarão a ser distribuídas em março

Um voo com matéria-prima para fabricar mais de 8,7 milhões de doses da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmaceutica chinesa Sinovac, chega ao aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo nesta quarta-feira (10). A aeronave traz 5.600 litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para a produção local do imunizante.

O avião decolou de Pequim à 1h (horário de Brasília) da terça-feira (9) transportando o segundo carregamento deste ano da matéria-prima fornecida pela biofarmacêutica chinesa Sinovac, parceira internacional do Butantan.

A carga desembarca no aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. Na sequência, a matéria-prima será transportada em caminhões refrigerados até a sede do Butantan, na capital, onde as vacinas são envasadas, embaladas e rotuladas para distribuição ao SUS (Sistema Único de Saúde).

No dia 3 de fevereiro, o governo de São Paulo e o Butantan receberam um lote inicial de 5.400 litros de IFA. A matéria-prima foi utilizada na produção de 8,6 milhões de doses que estarão prontas para imunizar a população no final de fevereiro. O lote desta semana será usado em doses que começam a ser distribuídas no início de março.

As novas cargas somam 17,3 milhões de doses entregues a partir do final deste mês. Até o momento, o Butantan entregou 9,8 milhões de vacinas ao Ministério da Saúde.

De acordo com o governo, em 17 de janeiro, foram 6 milhões de doses, que vieram prontas da China. Outras 900 mil foram enviadas – estas já feitas no Brasil – no dia 22. Por fim, mais 1,8 milhão foram despachadas no dia 29 ao Ministério da Saúde, em cumprimento ao contrato que incluiu o imunizante no PNI (Plano Nacional de Imunizações). Na primeira semana de fevereiro, outras 1,1 milhão de doses foram disponibilizadas ao governo federal.

A previsão do Butantan é que a produção local chegue a 600 mil doses diárias a partir das duas cargas de matéria-prima do imunizante contra o coronavírus. O instituto ainda negocia um terceiro lote de 8.000 litros de IFA para cumprir o contrato com o Ministério da Saúde.

O acordo prevê 46 milhões de doses até o final de abril e um adicional de 54 milhões de vacinas com prazo a ser definido.

Fonte: R7

Publicidade

Leia também