Secretaria orienta prefeituras a cadastrarem vacinadores e locais para imunização no Ceará

Publicidade

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) orientou as prefeituras dos 184 municípios do Ceará a fazerem um novo registro dos vacinadores das unidades de saúde no Sistema de Cadastro de Permissão de Acesso (SCPA) do Governo Federal. A ação integra o processo de preparação das cidades cearenses para a garantir a logística da imunização contra a Covid-19 no estado.

A atualização, segundo a Sesa, possibilita o acesso e a digitação dos dados dos vacinados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Os vacinadores, informa a pasta, têm até quarta-feira (13) para cadastrar as unidades onde ocorrerá a imunização.

Os responsáveis pelo Cadastro de Permissão de Acesso das Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS), que no estado são 22, já fizeram a solicitação no âmbito estadual e estão devidamente habilitados para acessar o sistema de informação nacional.

Todos os estabelecimentos de saúde que vão realizar a vacinação têm que registrar os dados por meio do Plano Nacional de Imunização, reitera a coordenadora de Vigilância e Prevenção a Saúde da Sesa, Ricristhi Gonçalves.

No Ceará, o Governo do Estado requisitou vacinas contra a Covid de três laboratórios distintos e aguarda a disponibilização do imunizantes no país. São elas:

  • a vacina de Oxford e do laboratório AstraZeneca, que será replicada no Brasil pela Fiocruz;
  • o imunizante feito pela farmacêutica chinesa Sinovac, produzido pelo Butantan, em São Paulo;
  • e a das farmacêuticas americana Pfizer e alemã BioNTech.

 

A Sesa aponta ainda que, considerando a Portaria 1833/2018, dos 184 municípios do Ceará, 141 já se cadastraram cadastro e os outros 43 municípios estão com o procedimento em andamento. Além do cadastro das centrais de abastecimento municipais, as unidades de saúde que possuem salas de vacina deverão enquadrar o “Serviço 174 – Imunização” e a “Classificação 001 – Indivíduos em Geral” no registro.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também