Infectologista do Hospital São José orienta sobre a continuidade das medidas preventivas, mesmo após vacinação

Foto: Natinho Rodrigues/Sistema Verdes Mares

Publicidade

A imunização contra a Covid-19 teve início na última segunda-feira (18) e vai acontecer de forma gradual, respeitando os grupos prioritários. Contudo, para evitar a transmissão da doença, as medidas de prevenção da população devem continuar.

A orientação é do médico infectologista do Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Érico Arruda. Segundo o especialista, somente com essa iniciativa podemos combater a proliferação da doença com eficácia.

O Governo do Ceará ampliou oferta de leitos na rede pública de saúde para o tratamento exclusivo da Covid-19. O objetivo é deixar uma estrutura de enfermarias e UTI’s preparadas para atender eventuais casos que necessitem de atendimento específico.

Novo decreto do governador Camilo Santana está em vigor e intensifica a fiscalização em estabelecimentos para evitar aglomerações e o descumprimento de medidas protetivas, como o uso obrigatórios de máscara.

A medida proíbe aglomerações em áreas comuns de condomínio e orienta sobre viagens intermunicipais, que só devem acontecem em caso de deslocamento para trabalho ou em casos essenciais.

O Comitê Científico do Estado que acompanha a evolução de casos e óbitos de Covid-19 no Ceará é quem orienta as medidas a serem tomadas.

O médico Érico Arruda reforça a necessidade da conscientização da população na continuidade do uso das medidas preventivas, mesmo com a chegada da vacina.

Publicidade

Leia também