Ceará tem mais de 3,6 mil vagas de emprego previstas para o primeiro semestre

Foto:(Aurelio Alves/O POVO).

Publicidade

Apesar das incertezas na economia, muitas empresas privadas estão recrutando no Estado. Veja os setores onde há mais ofertas de emprego e porquê

Encontrar um emprego não é tarefa fácil. Ainda mais depois de um ano tão difícil como foi o de 2020. Mas, a boa notícia é que, apesar das incertezas que seguem pressionando a economia, muitas empresas privadas estão recrutando profissionais no Ceará, em diversos ramos de atuação. Levantamento feito pelo O POVO identificou mais de 3,6 mil vagas de emprego em aberto ou que têm previsão de serem abertas ainda neste semestre. Além de 126 oportunidades de estágio.

Das vagas de emprego para preenchimento imediato, mais de 1,5 mil estão sendo ofertadas via Sistema Nacional de Emprego (Sine). Sendo 419 nas unidades do Sine Municipal de Fortaleza e 1.169 no Sine Estadual (Sine/IDT), que abrange além da Capital, oportunidades em outros 13 municípios cearenses.

O diretor da promoção do Trabalho e Empreendedorismo do Sine/IDT, Francisco Nascimento, afirma que ainda é prematuro afirmar que este será um ano melhor que o anterior do ponto de vista do mercado de trabalho porque ainda há muitas incertezas na economia.

“Muita coisa só vai destravar quando tivermos um cenário mais claro em relação à pandemia e a chegada da vacina. Além disso, não podemos perder de vista que apesar de termos recuperado 16 mil postos de trabalho no Estado em 2020, ainda temos mais de 530 mil pessoas desempregadas. O que é muito preocupante.”

Mas, ele afirma que alguns setores já vêm apresentando maior demanda de contratação. Dentre esses, o da construção civil, em função da redução significativa do estoque de imóveis após vários anos de crise; o setor de confecções, que demitiu muita gente durante a pandemia e agora está recompondo quadro; supermercados, que segue com a demanda aquecida; e o de atendimento em call center. “Neste caso, sempre há muitas vagas porque a rotatividade também é grande.”

O levantamento feito pelo O POVO identificou que há também muitos processos seletivos sendo realizados diretamente pelas empresas, com anúncios de vagas no próprio site, em abas como “trabalhe conosco”, ou em redes sociais profissionais, como LinkedIn.

Na área da saúde, por exemplo, só na Unimed Fortaleza há 119 vagas em aberto em diversas especialidades médicas e administrativas.

Outro setor que está bastante aquecido no Ceará é o de tecnologia. A pandemia contribuiu muito para isso. O fato das pessoas estarem passando mais tempo em casa e a popularização do trabalho remoto implicaram em um aumento exponencial do consumo de internet.

Stone, Mercadapp, Multiplay Telecom, Brisanet e Mob Telecom são algumas das empresas da área que estão expandindo suas operações no Estado e para isso precisam ampliar seu quadro de funcionários.

No caso da Mob Telecom estão previstas 289 contratações em todo Nordeste no primeiro trimestre. Destas, 231 são no Ceará. “Embora o grande volume seja na parte operacional e de atendimento ao cliente, estamos fazendo muitas contratações em todas as áreas, inclusive, na diretoria”, explica a diretora de gestão e gente da Mob, Léa Pereira.

Ela explica que nos planos de expansão da empresa estão desde a abertura de, pelo menos, 20 lojas de atendimento ao cliente no Estado, como também levar o serviço para 108 municípios do Nordeste até o fim do ano. Hoje, a empresa oferece o serviço em 45 municípios. “Temos mais de 500 novas vagas aprovadas em nosso plano de expansão e que devem ser abertas até o fim do ano.”

Fonte: OPOVO

Publicidade

Leia também