Infectologista do Hospital São José orienta sobre a continuidade das medidas preventivas, mesmo após vacinação

A imunização contra a Covid-19 teve início na última segunda-feira (18) e vai acontecer de forma gradual, respeitando os grupos prioritários. Contudo, para evitar a transmissão da doença, as medidas de prevenção da população devem continuar.

A orientação é do médico infectologista do Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Érico Arruda. Segundo o especialista, somente com essa iniciativa podemos combater a proliferação da doença com eficácia.

O Governo do Ceará ampliou oferta de leitos na rede pública de saúde para o tratamento exclusivo da Covid-19. O objetivo é deixar uma estrutura de enfermarias e UTI’s preparadas para atender eventuais casos que necessitem de atendimento específico.

Novo decreto do governador Camilo Santana está em vigor e intensifica a fiscalização em estabelecimentos para evitar aglomerações e o descumprimento de medidas protetivas, como o uso obrigatórios de máscara.

A medida proíbe aglomerações em áreas comuns de condomínio e orienta sobre viagens intermunicipais, que só devem acontecem em caso de deslocamento para trabalho ou em casos essenciais.

O Comitê Científico do Estado que acompanha a evolução de casos e óbitos de Covid-19 no Ceará é quem orienta as medidas a serem tomadas.

O médico Érico Arruda reforça a necessidade da conscientização da população na continuidade do uso das medidas preventivas, mesmo com a chegada da vacina.

Crato dá sequência a imunização contra a Covid -19 com 848 pessoas vacinadas

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu sequência nesta quinta-feira, 21, ao trabalho de imunização, com a primeira dose da vacina Coronavac. A cidade recebeu, na última terça-feira, 19, 1.312 vacinas e iniciou o trabalho de vacinação de 34% dos profissionais de saúde, e dos idosos nos asilos.

Ontem, a equipe de imunização vacinou mais 323 profissionais da saúde e idosos em abrigo. Agora, já são 848 cratenses atendidos com a primeira dose da vacina. A Secretaria de Saúde está seguindo o Plano de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid -19, dentro do planejamento de imunização na cidade. Esse trabalho segue as orientações do Ministério da Saúde.

A campanha de imunização está acontecendo de forma fracionada, na medida em que são repassadas as vacinas, e seguindo todos os critérios de segurança contra o Coronavírus.

Em parceria, Governo do Estado e Prefeitura de Barbalha abrem inscrições para o Programa Primeiro Passo Jovem Bolsista

A Prefeitura de Barbalha através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social abre inscrições para o Programa Primeiro Passo, na modalidade Jovem Bolsista. Inicialmente, 30 jovens serão selecionados. O Projeto é realizado em parceria com o Governo do Estado.

Podem participar estudantes de 15 a 29 anos, cursando o 8º ou 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, Educação de Jovens e Adultos, EJA, ou que já tenham concluído o ensino básico. Outro requisito é possuir renda per capita de até meio salário-mínimo.

Os jovens selecionados participarão do curso online de qualificação em “Marketing Digital Empreendedores” com carga horária de 240 h/aula (4 horas diárias) com duração de três meses, durante o período do curso os jovens receberão uma bolsa capacitação no valor de R$ 100,00 mensais/mês.

É preciso dispor de acesso à internet de qualidade, via smartphone, tablet, computador, notebook, etc.

As inscrições serão realizadas na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Barbalha, na Avenida Dr. Pio Sampaio, 499, no bairro Cirolândia. Os interessados devem comparecer com a documentação no período de 25 e 27 de janeiro. O resultado será divulgado no dia 29 de janeiro e as aulas terão início no dia 1 de fevereiro.

 

Documentação necessária:

  • Cópia do RG, CPF, Carteira de Trabalho e Comprovante de endereço com CEP;
  • Cópia do Cartão do Bolsa Família (caso tenha);
  • Número do NIS;
  • Declaração Escolar ou Certificado de Conclusão do ensino médio;
  • Cópia do RG e CPF do responsável legal.

SSPDS e Associação de Motoristas de Aplicativo se reúnem para discutir resultados e ações

Seguindo com os diálogos que objetivam a segurança de motoristas que prestam serviço aos aplicativos e também passageiros, a cúpula da Segurança Pública cearense se reuniu, mais uma vez, com os representantes da Associação de Motoristas Privados Individuais de Passageiros do Ceará (AMPIP/CE), nessa quinta-feira (21), em Fortaleza. Durante o encontro foram iniciadas as tratativas para integração de sistemas e troca de informações em tempo real entre os veículos e a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), demanda proposta pela própria Secretaria no ano passado em encontros anteriores com a categoria. A reunião também tratou do aprimoramento do trabalho ostensivo e preventivo das Polícias.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcus Rattacaso; e o coronel comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio de Oliveira, compuseram a mesa. Em razão da integração de sistemas, também participaram o coordenador de Operações de Segurança (Ciops), coronel Aristóteles Coelho; e o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), Luciano Freire.

“Essa reunião já vem de uma continuidade de encontros mensais ocorridos no ano passado para estabelecer estratégias em que a Secretaria mantém um permanente diálogo com os representantes das categorias de motoristas de aplicativo, sempre buscando a segurança de todos os cidadãos do Estado do Ceará, a esses profissionais e a todos aqueles que utilizam esse serviço. A iniciativa vem dentro de um permanente diálogo na busca de estratégias sempre pelo bem da sociedade”, destacou Sandro Caron, secretário da SSPDS.

O gestor aproveitou para ressaltar a Operação Corrida Segura, que ocorre desde 2020 na Grande Fortaleza. Em uma dessas ações, ocorridas nessa quarta-feira (20), policiais militares lotados no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE efetuaram a prisão de Felipe Tavares do Nascimento, 24 anos, quando este se preparava para roubar um motorista, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. O suspeito já responde criminalmente por tentativa de homicídio, receptação, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e de uso restrito. Com ele, foi encontrado um simulacro utilizado para ameaçar a vítima. O flagrante foi lavrado no 32º Distrito Policial (DP).

“A Secretaria da Segurança Pública segue permanentemente com a Operação Corrida Segura em que há permanentes abordagens de grandes quantidades de veículos de aplicativos, buscando a segurança de todos. E tivemos, em razão dessa operação, uma série de prisões, mas também uma série de crimes evitados, que é o principal objetivo”, disse.
Caron aproveitou para ressaltar as rápidas respostas dadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) na solução de crimes, como homicídios e latrocínios. “Destaco também que a Polícia Civil, sempre que ocorrem fatos com gravidade, vem dando respostas rápidas, como uma operação ocorrida essa semana, além de várias investigações e serviços deflagrados nos últimos meses”.

“Na reunião falamos o que a Secretaria da Segurança já está desenvolvendo e o que será desenvolvido futuramente. Tivemos um avanço muito grande com os recentes diálogos, com a realização de muitas abordagens aos motoristas de aplicativo, e isso é muito positivo. Agora, tratamos sobre um avanço tecnológico que teremos em breve e que aprimorará a segurança de todos os profissionais”, destacou o presidente da Associação de Motoristas Privados Individuais de Passageiros do Ceará, João Evangelista.

Pefoce passa a utilizar equipamento de scanner a laser 3D em locais de ocorrência

Peritos da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) agora contam com o auxílio de um scanner a laser 3D de alta performance para análise de casos mais complexos. O equipamento, que pode ser utilizado em espaços abertos e fechados, produz imagens bidimensionais (2D) e tridimensionais (3D) dos lugares a serem periciados, trazendo mais informações e proporcionando uma otimização do tempo de perícia. O novo equipamento adquirido possui tecnologia norte-americana.

Em uso há cerca de um mês, o scanner foi destinado ao Núcleo de Perícia em Engenharia Legal e Meio Ambiente (Nupelm) da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) da Pefoce. No âmbito da Engenharia Legal, o equipamento pode ser utilizado em diversos tipos de ocorrências: incêndios, acidentes de trabalho, crimes ambientais, locais de desabamentos, entre outros. No entanto, o scanner também pode ser utilizado para ocorrências de trânsito, crimes contra a vida e em casos de reprodução simulada.

De acordo com Fernando Viana, perito criminal e supervisor do núcleo de engenharia da Pefoce, o novo equipamento realiza o escaneamento de uma determinada área, que resulta no levantamento virtual do local a ser analisado, seja um crime contra vida, acidente ou outro tipo de ocorrência. “O que há de mais importante neste equipamento é que ele perpetua a imagem do local da ocorrência com alta resolução e dá ao perito a possibilidade de analisar as imagens de diversos ângulos e quantas vezes o perito precisar. Tudo isso com riqueza de detalhes, proporcionando uma maior robustez da prova pericial e, consequentemente, mais qualidade para o laudo”, conta.

Otimização do tempo

Tendo o perito realizado o escaneamento da área ou local a ser periciado, todas as imagens com possibilidade de visualização em diversos ângulos e perspectivas do local ficam ao dispor do perito. Desta forma, o máximo de informações da área, além do que o perito conseguiu visualizar e fotografar, ficam disponíveis para análise complementares. A depender do caso, não há necessidade do perito voltar outras vezes ao mesmo local.

Tecnologia


Ainda segundo Fernando Viana, o scanner funciona da seguinte forma: o equipamento é instalado no local a ser periciado e realiza uma varredura na área desejada, gerando uma grande quantidade de imagens com alta qualidade e precisão de informações, em seguida, essas imagens são processadas e tratadas de maneira adequada. “A tecnologia do scanner 3D ocorre por meio da nuvem de pontos, que realiza o escaneamento das superfícies do espaço a ser periciado através de feixes de raios múltiplos de laser. O equipamento realiza a captura automática de centenas de milhares de dados (pontos) em curto espaço de tempo. Tais dados são projetados e sobrepostos e formam imagens de alta qualidade, as quais são processadas através de um software específico, instalado em um computador configurado para este fim”.

O supervisor de Engenharia Legal explica outras vantagens do equipamento, “as imagens geradas pelo escaneamento possibilitam o arquivamento de cenários reais do local de crime, suporte na criação de croquis de locais de ocorrências com elevada precisão e fidedignidade, captura ultrarrápida de dados e imagens sob a luz do dia ou em escuridão completa com precisão milimétrica, também realiza animações e simulações na criação de hipóteses, e a criação de reproduções simuladas com maior fundamentação técnica. Tudo isso eleva a qualidade dos trabalhos e a segurança do perito”, conclui.

Detalhamento

As imagens geradas através do scanner 3D possibilitam cálculo de distâncias, áreas e volumes com grande precisão; identificação de objetos da cena de crime com detalhes; reprodução gráfica da cena do crime que resultam em laudos periciais com melhor detalhamento e precisão para as autoridades investigadoras e julgadoras.

Influencer Juazeirense Liliane Amorim está na UTI após complicações em uma Lipoaspiração

A Digital Influencer Liliane Amorim está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após complicações em um procedimento estético. Liliane, que é natural de Juazeiro do Norte, realizou uma Lipoaspiração no dia 9 de Janeiro, passou por complicações no pós operatório e segundo informações da família, seu estado de saúde é grave.

Poucos dias após a ”Lipo” a influencer precisou passar por uma segunda cirurgia, voltando ao hospital no dia 15 desse mês. A família de Liliane usou as redes sociais da própria influencer para informar o seu estado de saúde. Centenas de fãs deixaram mensagens de oração pela recuperação da blogueira. Liliane possui mais de 70 mil seguidores no Instagram.

“Desde domingo, dia 17/01, ela está na UTI. Seu quadro é grave, mas estável. Entendemos e agradecemos a preocupação de todos, mas pedimos que tenham mais cautela com as informações que estão passando! A família não está acostumada com essa exposição, e o que pedimos é que orem por ela. Nós cremos em um Deus que cura e em breve ela estará bem e virá falar com todos vocês!”, diz o comunicado da família.

Vacinas da Índia devem chegar nesta sexta-feira ao Rio

Foram contratadas duas milhões de doses

As vacinas contra a covid-19 desenvolvidas em parceria entre a AstraZeneca e a Universidade de Oxford devem chegar ao Brasil, vindas da Índia, nesta sexta-feira (22). A informação foi dada pelo Ministério das Comunicações por meio de nota oficial na tarde de hoje (21). À noite, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também divulgou uma nota sobre a chegada da vacina.

As 2 milhões de doses serão enviadas por meio de um voo comercial da companhia aérea Emirates. A previsão é que a carga chegue no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo às 17h40 e, após os trâmites alfandegários,  a carga será embarcada em outro avião que segue para o Aeroporto Internacional do Galeão, de onde será levada para a Fiocruz. As vacinas foram fabricadas pelo laboratório indiano Serum.

O governo brasileiro tenta desde a semana passada trazer a carga de imunizantes do país asiático. A previsão inicial era que elas estariam aqui no domingo passado (17). Contudo, o governo da Índia recuou e as autoridades brasileiras passaram a dialogar para liberar a carga.

A Índia anunciou nesta semana a exportação de vacinas para seis países, sem incluir o Brasil. Na noite de ontem, o secretário de Relações Exteriores da Índia, Harsh Srhingla, confirmou à Agência Reuters a liberação da exportação.

O presidente Jair Bolsonaro publicou nas suas redes sociais sobre a liberação das exportações da vacina e cumprimentou o ministro das relações exteriores Ernesto Araújo e os servidores do Itamaraty pelo trabalho.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

Milagres e Icó terão parques de energia solar com potência de quase 500 MW

A Lightsource, empresa de energias renováveis pertencente à companhia inglesa British Petroleum, vai investir R$ 1,4 bilhão no Ceará

Representantes da subsidiária da companhia britânica British Petroleum no Brasil, a Lightsource BP, estiveram, nessa quarta-feira (20), com o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, para alinhar detalhes do início da implantação de dois parques solar fotovoltaicos, em Milagres e Icó, no interior do Ceará.

A unidade de Milagres entrará em operação em 2022, terá capacidade de 202 MW e receberá um investimento de R$ 600 milhões. Já o parque do município de Icó, terá potência de 265 MW e um investimento de R$ 820 milhões. Os projetos, na fase das obras, vão gerar cerca de 1.400 empregos diretos.

Para o secretário da Sedet, a cadeia de energias renováveis é muito bem estruturada no Ceará. “Esses empreendimentos já possuem licença de instalação aprovada pela Semace e a previsão é entregar energia no ano de 2022/2023”, declarou Maia Júnior