Operação contra tráfico internacional e drogas mira pessoas em Barbalha e Juazeiro do Norte

Foto: PF cumpre mandado de busca e apreensão contra alvo da operação Simios no Ceará — Foto: Polícia Federal/ Divulgação

Publicidade

A Polícia Federal (PF) faz buscas por um suspeito de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, em um condomínio de luxo no Porto das Dunas, em Aquiraz, na Grande Fortaleza, nesta segunda-feira (9). O mandado de prisão faz parte da Operação Simios no Ceará e em outros cinco estados. Ainda na ação, um outro suspeito foi preso em Barbalha.

(Correção: o G1 errou ao informar que o suspeito havia sido preso, conforme afirmou a Polícia Federal no Ceará. A corporação corrigiu a informação e disse estar “diligenciando” para o cumprimento do mandado de prisão. O erro foi corrigido às 12h29)

Além dos mandados de prisão, a polícia também cumpre três mandados de busca e apreensão em Juazeiro do Norte e em Barbalha, no Sul do Ceará.

De acordo com a Polícia Federal, o suspeito procurado mora em Juazeiro do Norte, mas tem um apartamento alugado no condomínio onde está sendo procurado. “A PF informa que está diligenciando para cumprimento de mandado de prisão em Aquiraz/CE (ou Porto das Dunas), não tendo ainda sido efetivada a prisão”, disse a Polícia, em nota.

Prisão em Barbalha

O homem preso em Barbalha, foi encaminhado para a Delegacia Municipal da cidade.

A Operação Símios tem como objetivo desarticular organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas para a Europa e lavagem de dinheiro. A organização criminosa tem como especialidade o transporte e armazenamento de cocaína em grandes quantidades em território nacional, a fim de ocultá-la em cargas exportadas via portos brasileiros para a Europa em contêineres.

A ação desta segunda-feira está em outras capitais além de Fortaleza. As investigações socorrem nas capitais de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, São Paulo e Mato Grosso, bem como no interior de Pernambuco, nas cidades de Torre, Boa Viagem, Piedade, Jaboatão, Bonito, Petrolina, e em São Paulo, Sumaré(SP), Cuiabá (MT), Natal (RN), Parnamirim (RN) e Teresina (PI).

Cocaína em carga de bananas

A Polícia Federal, então, iniciou a investigação criminal, tendo apoio da Receita Federal na troca de informações sobre os criminosos. As investigações, até o momento, revelam que o grupo criminoso é formado por integrantes espalhados por estados do Nordeste, mas com atuação também no Norte do país. As lideranças da organização têm raízes no roubo e furto de cargas e, por isso, já foram alvos da Operação Piratas do Sertão, deflagrada pela Polícia Federal em 2010 nos Estados de Rio Grande do Norte e Paraíba. Além disso, foram detectados laços criminosos desse grupo com lavadores de dinheiro na Região Sudeste e Centro-Oeste.

Na operação foram mobilizados 80 policiais federais. Ao todo, 15 pessoas já foram indiciadas pelos crimes tráfico e financiamento ao tráfico de drogas; organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas podem variar de três a 20 anos de reclusão, mas, considerado o concurso de crimes, podem chegar ao limite máximo de 30 anos de cumprimento da pena.

A Operação Símios está sendo deflagrada em conjunto com a Operação Pojuca, conduzida pela Polícia Federal no Pará, haja vista a detecção de que o grupo também foi responsável por ações criminosas do mesmo tipo em porto daquele Estado.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também