Greve dos garis: lixo toma conta das ruas de Juazeiro do Norte

Publicidade

Os Trabalhadores terceirizados da limpeza pública de Juazeiro do Norte entraram hoje no terceiro dia de paralisação as atividades. Eles alegam que a empresa contratada pela prefeitura ainda não efetuou o pagamento referente a outubro. Na manhã desta quinta-feira (19) houve manifestação dos garis pelas principais ruas da cidade. Com a paralisação, as vias da cidade foram tomadas por verdadeiras montanhas de lixo.

Ao todo, 330 funcionários, entre garis e coletores de lixo, estão de braços cruzados desde a última terça-feira. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Asseio, Conservação e de Limpeza Pública, além do atraso salarial, existem problemas de atraso de pagamento de rescisões, FGTS e férias.

Em nota, a empresa MXM negou atraso no pagamento dos salários. Confira:

A empresa MXM empreendimentos vem a público esclarecer que os salários dos funcionários que trabalham na coleta de lixo urbano no Município de Juazeiro do Norte estão devidamente pagos.

Registra, ainda, que o movimento de paralisação instaurado pelos funcionários da empresa é ilegal por não ter cumprido os requisitos determinados pela lei de greve.

A paralisação dos funcionários fere a legislação por não ter cumprido o rito necessário para instauração do movimento grevista, bem como por ter deixado de disponibilizar trabalhadores suficientes para manter o mínimo de funcionamento do serviço de coleta de lixo, que é tido como essencial pela lei de greve.

Por fim, a empresa reitera o seu posicionamento de respeito aos direitos trabalhistas de seus funcionários, em especial o direito de greve constitucionalmente garantido, não podendo coadunar, todavia, com o prosseguimento da paralisação à margem do que determina a lei, inclusive tendo tomado conhecimento de constrangimento, por parte do movimento paredista, de funcionários que não pretenderam aderir à paralisação, impedido-os de retomar seus postos de trabalho.

Sendo o que tinha a esclarecer, desde logo, convoca os trabalhadores para retomar as atividades, em respeito à legislação vigente.

Publicidade

Leia também