Juazeiro: Motociclista envolvido em acidente com morte de garota fingiu ter sido atropelado

Laryssa Fernandes Feitosa morreu de queda de moto após o piloto perder equilíbrio, colidir e cair. Imagens de câmeras de segurança não mostraram colisão de um outro veículo, como o motociclista havia dito em primeiro depoimento

A Polícia Civil de Juazeiro do Norte afirmou que Laryssa Fernandes Feitosa da Silva não foi atropelada quando morreu em acidente, na madrugada de 23 de novembro, conforme o piloto da moto afirmou em depoimento aos policiais. O piloto havia ingerido bebida alcoólica e foi indiciado por homicídio culposo na tarde desta segunda-feira (30).

O motociclista perdeu o equilíbrio da motocicleta que levava Laryssa na garupa, colidiu no meio-fio da pista e caiu, acidente que ocasionou a morte da jovem, conforme apuração da Polícia Civil. Logo após o acidente, o piloto havia afirmado que um carro atropelou os dois e fugiu sem prestar socorro.

“Nós conseguimos no decorrer das investigações imagens de câmera de segurança que mostram o exato momento do acidente. No momento do acidente não havia um terceiro veículo“, esclareceu o delegado responsável pelo caso, Juliano Marcula.

Imagem de câmera de segurança mostra que motociclista que levava Laryssa na garupa não foi atropelado — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Imagem de câmera de segurança mostra que motociclista que levava Laryssa na garupa não foi atropelado — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Com a revelação das imagens, os policiais intimaram o motociclista a prestar um segundo depoimento, quando ele confessou ter caído do veículo com a garota na garupa.

“A gente intimou novamente o motorista da moto, ele veio com o advogado e acabou confessando que não tinha terceiro veículo, ele acabou perdendo controle do moto, caindo e ocasionando a morte da sua amiga.”

Laryssa Fernandes morreu no local do acidente, e o homem que pilotava a moto foi socorrido para uma unidade hospitalar, onde recebeu atendimento. Familiares afirmam que os dois usavam capacete.

O garoto que acompanhava Laryssa não teve o nome revelado.

Motociclista ‘assustado’

 

Laryssa Fernandes morreu após a motocicleta que ela estava ser atingida por um carro em Juazeiro do Norte. — Foto: Arquivo pessoal
Laryssa Fernandes morreu após a motocicleta que ela estava ser atingida por um carro em Juazeiro do Norte. — Foto: Arquivo pessoal

Confira os novos prazos do Detran para a renovação de CNH

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) informa que a Resolução Nº 805, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), publicada em 24 de novembro de 2020, estabeleceu novos prazos para renovação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH.

De acordo com a nova resolução, o prazo para renovação da CNH, que engloba todos os condutores que tiveram habilitação vencida no período de 2020, ocorrerá a partir de 1º de janeiro de 2021, seguindo os meses de validade. Ou seja, os documentos com data de validade de janeiro de 2020 poderão renovar até 31 de janeiro de 2021; para as vencidas em fevereiro de 2020, a renovação poderá ocorrer até 28 de fevereiro de 2021; e assim sucessivamente, até 31 de dezembro de 2021 para as habilitações com validade em dezembro de 2020. (Clique aqui para ver o calendário)

A atual resolução, que entra em vigor a partir de 1º de dezembro de 2020 em todo o território nacional, revoga a Resolução nº 782, de 18 de junho de 2020, que interrompia os prazos de renovação de CNH por tempo indeterminado por conta da pandemia de Covid-19.

O Detran-CE informa ainda que os condutores que desejarem efetuar a renovação do seu documento antes do novo prazo estabelecido pelo Contran, poderão fazê-lo, bastando apenas buscar o agendamento do serviço através do site do Detranou para agendar sua renovação, clique aqui.

Crato: funcionário do Detran é encontrado morto em seu apartamento

Um servidor público do Ceará, lotado no Detran-Crato, foi encontrado morto em seu apartamento, localizado na rua Senador Pompeu, no centro da cidade. Identificado como Serginho, o funcionário foi achado por volta de 12h em uma rede no seu imóvel. Não havia marcas de violência no corpo.

O homem foi achado por seus próprios familiares, que sentiram sua ausência. Serginho não compareceu ao seu trabalho na manhã desta segunda (30) e também não atendeu as inúmeras ligações de colegas de trabalho e parentes. A motivação do óbito ainda é desconhecida e será investigada pela polícia.

Crato realiza amanhã, dia 1º., abertura do Dezembro Vermelho, mês de conscientização e combate à AIDS

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará amanhã, dia 1º., a partir das 8h a abertura da Campanha Dezembro Vermelho. O momento acontecerá na Unidade de Saúde Raimundo Bezerra de Farias no bairro Vila Alta e na ocasião serão disponibilizados testes rápidos, atividades educativas e distribuição de preservativos.

O Dezembro Vermelho é uma campanha de conscientização e combate à AIDS.
O mês foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à AIDS, que é o 1º de dezembro. A data foi estabelecida internacionalmente em 1987 por decisão da Assembleia Mundial de Saúde com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil, adotou a data um ano depois. O objetivo foi o de reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com portadores de AIDS.

Serviço

Coordenadora do SAE- Serviço de Atendimento Especializado Unidade de Saúde Raimundo Bezerra de Farias Rua Valdemar de Alencar Luna, S/N- Bairro Vila Alta

Juazeiro do Norte: lançado oficialmente o Mapa Turístico da cidade

A Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, lançou na última sexta-feira, 27,, o Mapa Turístico e o Inventário Turístico de Juazeiro do Norte.

O evento aconteceu de forma virtual, através de live transmitida pela redes sociais da Prefeitura de Juazeiro do Norte e do canal do youtube da Basílica de Nossa Senhora das Dores e integrou a programação alusiva aos 150 anos de ordenação sacerdotal do Padre Cícero Romão Batista.

O novo Inventário com todo o levantamento, identificação e mapeamento de sítios históricos e culturais do município foi apresentado pelo Secretário de Turismo e Romarias de Juazeiro do Norte, Júnior Feitosa, e pelo Coordenador de projetos da Setur, Alan Rodrigues.

A pesquisa para a produção desse novo inventário foi realizada por professores e estudantes, totalizando 35 pesquisadores, do Curso de Turismo do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus de Fortaleza.

Família da Paraíba reconhece motorista que procura parentes há 27 anos no Ceará

Fotografias de álbum de família enviadas ao G1 revelam se tratar da mesma criança resgatada em Fortaleza. Família paraibana diz que, se for preciso, está disposta a fazer exame de DNA.

Uma família da Paraíba afirma ser a do motorista Carlos da Silva, que mora no Ceará e procura há 27 anos os parentes. O rapaz diz não ter dúvidas de que agora encontrou sua verdadeira mãe, e os familiares afirmam ter imagens e documentos de Carlos ainda criança. Fotografias de álbum de família enviadas ao G1 revelam se tratar da mesma criança resgatada em Fortaleza.

O motorista fugiu de casa ainda criança, entrou em um ônibus, dormiu e veio parar no Ceará, onde mora atualmente. A família paraibana diz que, se for preciso, está disposta a fazer exame de DNA.

“Mesmo a gente já tendo certeza em nossos corações”, afirmou Dielma da Silva, que se apresentou como irmã de Carlos.

Uma mulher chamada Josiane da Silva, de 49 anos, já procurava o filho, que sumiu de casa aos oito anos de idade. À época, o menino era agredido e torturado pelo pai. O menino sumiu e ela espalhou fotos pela cidade de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa (PB).

“Eu procurei tanto, saía pelas ruas com foto, mostrando meu filho, se alguém tinha visto, e ninguém sabia. Nunca pensei que meu filho estivesse morto. Sempre achei que ele estava vivo em algum lugar. Mãe sente”, disse.

A repercussão da matéria publicada no G1 em que Carlos foi enganado por três dias por um homem que dizia ser seu irmão chegou até Josinaldo da Silva, irmão de Josiane. “Minha irmã, acharam seu filho”, ele à paraibana.

A foto da matéria mostrava o mesmo menino do álbum de família de casa. “Carlinhos fugiu num dia em que seu pai queria bater, no dia seguinte foi visto pelas ruas de Santa Rita, e depois nunca mais se teve notícia”, contou.

Na noite de ontem, ao saber da história, mas principalmente ter acesso a fotos de infância, Carlos e seu pai adotivo, Bernardo Rosemeyer, disseram não ter dúvida de que se trata da verdadeira família do Carlos.

“Essa foto é ele mesmo. É meu filho. Ele encontrou a mãe”, concluiu o pai Bernardo, um ex-frei alemão que fundou em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, a Associação O Pequeno Nazareno, que acolhe crianças e adolescentes com extrema vulnerabilidade social, abandonados ou destituídos do poder familiar.

Antônio Carlos imprimiu dois mil panfletos para tentar encontra a mãe — Foto: Arquivo pessoal

Antônio Carlos imprimiu dois mil panfletos para tentar encontra a mãe — Foto: Arquivo pessoal

Enganado por falso irmão

 

Carlos da Silva não sabia onde morava, mas sempre lembrou do nome da mãe, de um dos irmãos e um tio. O motorista fez buscas pela família e, com ajuda de amigos, espalhou panfletos com “procuro minha mãe”, até ser localizado por um rapaz que disse ser seu irmão.

Por três dias, Carlos foi enganado, até que o suposto irmão foi desmascarado. O caso ganhou ainda mais repercussão, e cresceu a rede de apoio ao motorista que há 27 anos não vê a mãe.

Patrícia Vieira, esposa do tio Josinaldo da Silva, leu a matéria pelo celular, e ao ver a foto mostrou para Josiane, a mãe que perdeu o filho para o mundo.

Motorista veio parar no Ceará após fugir de casa — Foto: Arquivo Pessoal

Motorista veio parar no Ceará após fugir de casa — Foto: Arquivo Pessoal

Ela lembra que, quando o filho sumiu, estava em poder do pai, que tinha tomado as crianças dela. A mulher perdeu o emprego e foi viver nas ruas de Santa Rita.

“Primeiro, ele tomou os dois meninos, o Carlos e o Diego. E eu fiquei com Dielma e Crislene. Depois ele veio tomar as meninas, que se eu não desse me matava. Depois eu consegui eles de volta. E eu dizia que antes de morrer eu encontrava meu filho. E Deus me deu essa alegria”, comemorou Josiane da Silva, mãe de Carlos.

Fonte: G1

Operação Eleições 2020 da SSPDS registra tranquilidade em Fortaleza e em Caucaia

Conforme relatório do Gabinete de Gestão e Eventos Complexos (GGEC), confeccionado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com dados colhidos até as 17 horas deste domingo (29), dia que marca o segundo turno das Eleições 2020, foram registrados quatro procedimentos na sede da Superintendência da Polícia Federal e também em delegacias da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Com o balanço registrado nas duas cidades, a SSPDS considera que tudo ocorreu dentro da normalidade.

No total, foram registrados 111 acionamentos para forças estaduais em Fortaleza e em Caucaia. Mais de quatro mil profissionais atuaram no plano de segurança coordenado pela SSPDS em conjunto com as instituições vinculadas à pasta. O secretário da SSPDS, Sandro Caron, e os chefes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) permaneceram na sede da Secretaria da Segurança, em Fortaleza, onde acompanharam o andamento do plano de segurança para o dia de hoje.

Além das forças de segurança estaduais e das coordenadorias que compõe a pasta, também estiveram presentes, integrando o Gabinete de Gestão e Eventos Complexos, a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o Exército Brasileiro, a Procuradoria Regional Eleitoral, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Centro Integrada de Inteligência de Segurança Pública Regional do Nordeste, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Guarda Municipal de Fortaleza, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Em sua fala, Sandro Caron parabenizou o envolvimento de todas as instituições durante o primeiro e segundo turno das Eleições 2020. “O nosso desejo é que esse espírito de integração prossiga como algo permanente, como sempre teve, mas que sempre pode ser melhorado. Sempre buscamos integrar mais e mais, corrigindo e melhorando situações. Então, a cada grande evento, aprimoramos as nossas ações e, com certeza, depois de todo esse trabalho durante as Eleições 2020, estamos ainda mais alinhados”, destacou.

Efetivo

Pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) foram empregados 3.754 policiais militares. Além do efetivo ordinário, 2.526 policiais militares extras atuaram juntos às demais instituições que compõe o Sistema de Segurança do Estado, além de Forças de Segurança municipais e federais. Os trabalhos da Polícia Civil do Estado do Ceará contaram com 157 policiais civis também nas duas cidades.

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) empregou um efetivo de 30 servidores. Por último, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) contou com 152 bombeiros militares à disposição para o atendimento de qualquer ocorrência bombeirística durante o segundo turno.

Quem não votou nestas eleições tem 60 dias para justificar ausência

Eleitores que não comprovarem motivo da ausência no período determinado ficam com título irregular e deverão pagar multa

Brasileiros que não conseguiram comparecer às urnas em um ou nos dois turnos das eleições municipais deste ano têm 60 dias para justificar a ausência.

Se o procedimento não for feito nesse período, o eleitor fica em débito com a Justiça Eleitoral e terá que pagar uma multa de R$ 3,51 por cada turno ausente para conseguir regularizar o título.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 11,1 milhões de eleitores não comparecer às urnas neste domingo (29), um índice de abstenção que é o mais alto desde o ano 2000: 29,5%.

Como justificar

A justificativa poderá ser feita no período de 60 dias após cada turno. Ou seja, quem não votou no dia 15 de novembro tem até 14 de janeiro de 2021. Para o segundo turno, o prazo é até 28 de janeiro.

Nestas eleições, existe a possibilidade de justificar presencialmente, em um cartório eleitoral; pelo aplicativo e-Título ou pelo site do Sistem Justifica.

O TSE acrescenta que “em todos os casos é preciso apresentar/enviar os documentos pessoais e os comprobatórios” da ausência.

Podem ser atestados médicos, passagens ou qualquer prova de que o eleitor estava fora do domicílio eleitoral no momento da votação.

A situação irregular junto à Justiça Eleitoral impede que o cidadão se inscreva em concursos públicos, emita passaporte ou carteira de identidade, por exemplo.

Fonte: R7

Leilão da Receita em Fortaleza tem iPhone 11 a partir de R$ 1,8 mil

 

A Receita Federal recebe a partir desta segunda-feira (30) propostas para o leilão de produtos como celulares, computadores e veículos. Interessados devem fazer as ofertas no site da Receita Federal, onde está disponível a lista completa dos produtos que podem ser arrematados.

Ao todo, 91 lotes serão disponibilizados ao público para as propostas. Entre eles estão itens como:

  • MacBook com tela de 12 polegadas para lances a partir de R$ 2.500;
  • iPhone 11 de 64GB por R$ 1.800;
  • veículo automotor e um semi-reboque com lance inicial a partir de R$ 10 mil;
  • lote completo com boxes de vinhos por R$ 4 mil;
  • lote com 30 aparelhos celulares da marca Xiaomi por R$ 12.000.

 

As mercadorias, segundo informa o edital da Receita, podem ser examinadas em dias de expediente normal em determinadas localidades, de acordo com os números dos lotes. Confira abaixo:

  • Dos lotes 34 a 65: 84 a 86 e 88 a 90, eles podem ser retirados no Depósito da Alfândega de Fortaleza (Av. Vicente de Castro, 6971, Mucuripe)
  • Dos lotes 01 ao 33: no Depósito da Inspetoria do Aeroporto Internacional Pinto Martins (Avenida Senador Carlos Jereissati, 3000, Terminal de Carga Internacional – TECA – Serrinha)
  • Dos lotes 66 a 68 e 83: no Porto do Pecém/CE (Esplanada do Pecém, s/n° – Distrito do Pecém São Gonçalo do Amarante)
  • Dos lotes 70 a 82: na Inspetoria da Receita Federal de São Luís, fora do Ceará (Av. dos Portugueses, S/N, Vila Maranhão)
  • Lote 69: na Delegacia da Receita Federal em Juazeiro do Norte (Rua José Andrade de Lavor, 2001, Santa Tereza)
  • Lote 87: na Companhia Docas do Ceará (Avenida Vicente de Castro, Mucuripe)
  • Lote 91: no 2° Batalhão de Engenharia de Construção, em Teresina, no Piauí (Av. Frei Serafim, 2833 – Cabral)

Além disso, ainda de acordo com o documento, a venda e a entrega dos produtos será feita em solo cearense. Os responsáveis pela compra de algum dos lotes terão que arcar com todas as “despesas relativas ao relativa ao carregamento, movimentação, transporte e demais operações incidentes sobre as mercadorias arrematadas”, complementa o edital.

Quem pode participar?

 

Poderá participar do leilão a Pessoa Física maior de 18 anos, com CPF válido e certificado digital e-CAC da Receita Federal. Para Pessoa Jurídica, é necessário possuir CNPJ válido e estar em dias com a Receita Federal.

Após o arremate dos objetos, o comprador terá o prazo de 30 dias para fazer a retirada. Sendo assim, logo após a finalização do leilão, o pagamento deve ser feito integralmente até o primeiro dia útil subsequente à data de compra ou com o percentual de 20% do valor do lance até o primeiro dia útil subsequente à data.

Fonte: G1/Ceará