Motivada por sua professora de redação, Sarita Bezerra, a aluna do 8º ano, Maria Clara Grangeiro, do Colégio Nossa Senhora de Fátima em Barbalha, teve sua poesia selecionada no I Concurso Literário Juvenil, promovido pela Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional de Palhoça. Após exposição em aula virtual do gênero poema e sabendo do concurso literário, a professora Sarita Bezerra incentivou os alunos a participarem do mesmo.
Com interesse, a aluna Maria Clara resolveu concorrer com a obra Amor, que foi produzida para responder a uma proposta redacional durante o bimestre.
Apos revisão textual, a professora auxiliou a aluna no processo de inscrição do concurso. O resultado foi positivo e, assim como os demais finalistas do concurso, a jovem poetisa terá seu poema publicado em um e-book, bem como na versão física, ocupando um lugar de honra na coletânea.
Isso nos mostra que, mesmo diante do cenário pandêmico em que vivemos, com dedicação e esforço da escola, dos profissionais da educação e alunos, podemos ver bons resultados. Viva a educação! Viva a literatura!
Abaixo, você pode fazer a leitura do poema amor, da jovem poetisa Maria Clara Grangeiro.
Amor
Sentimento ardente
Surge do nada, tornando-se tudo.
Por vezes, é decepcionante.
Para sempre, indesistível.
É saudosidade,
quando a falta faz lembrar quem se ama.
Dele surge o bobo.
E ser tolo por amor não é errado,
é normal!
Nele, linhas inesperadas se cruzam,
Imprevisíveis.
Quando contínuas, é feliz quem se ama.
Mas, se a curva vem, e com ela a dor,
não quer dizer que acabou.
Amar é constância sem temor,
incontrolável tremor.
Maria Clara Grangeiro Moraes