Cariri: 80% da letalidade da covid-19 envolve idosos; infectologista explica

Publicidade

Dados da plataforma Integrasus apontam que 80% dos óbitos causados até agora pela covid-19 na região do Cariri foram de pessoas idosas (566 das 705 mortes). Em entrevista ao Portal News Cariri, o médico infectologista Pablo Pita explica os fatores que fazem a letalidade da covid-19 ser maior entre os idosos.

NEWS CARIRI/ Por que há uma letalidade maior de covid-19 nos idosos?

Pablo Pita – Ao redor do mundo foi observado que algumas populações específicas estavam sujeitos a piores desfechos da COVID 19. Mesmo sendo uma doença com cerca de 80-90% em que os casos serão leves a moderados. Os idosos, hipertensos e outras condições mostraram que quando estes estão no grupo de 10-15% que a evolução clínica será ruim, eles podem sofrer mais. Idosos por uma característica própria da idade já possuem um sistema imune menos eficaz que uma pessoa jovem. E a grande maioria apresenta alguma comorbidade que podem aumentar a morbidade da doença.

NEWS CARIRI – O idoso deve redobrar os cuidados para evitar o contágio?

Pablo Pita – A ideia que as populações de risco (aquelas que têm fatores de risco) fiquem atentas aos cuidados e medidas de prevenção é até mesmo lógica. A higienização das mãos sempre que possível é uma medida simples e eficaz na prevenção da COVID. O uso de máscara contribui para minimizar a transmissão e assim evitar a contaminação. Desta forma todos devem estar empenhados, não só no autocuidado, bem como no cuidado com o próximo!

Publicidade

Leia também