Adagri diminui riscos ao agronegócio e à saúde pública através da fiscalização de trânsito

Publicidade

Desde o dia 20 de setembro a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), tem intensificado a fiscalização do trânsito agropecuário por meio de serviços extraordinários. Neste primeiro mês de implantação foram abordados mais de 200 veículos em 24 ações coordenadas com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria da Fazenda (Sefaz), para averiguação dos normativos legais estabelecidos para o trânsito de animais, vegetais, seus produtos e subprodutos.

Segundo o engenheiro agrônomo e fiscal estadual agropecuário da Adagri, Dimas Oliveira, que está respondendo pela Comissão Interna de Gestão de Trânsito Agropecuário (CIGTA), “a intensificação das fiscalizações de trânsito, de forma coordenada, faz com que a Adagri aprimore sua atuação enquanto órgão responsável pela manutenção e melhoramento do status sanitário da agropecuária cearense”, reforça. Como exemplo a interceptação de cargas de cucurbitáceas, sem a devida documentação para o trânsito, que poderiam pôr em risco a Área Livre de Pragas (ALP), responsável por colocar o Ceará em segundo lugar na produção e exportação destas frutas.

Vale ressaltar que ao intensificar as fiscalizações do trânsito agropecuário, a Adagri também está atuando de forma preventiva na saúde pública. “Nas blitzes também foram apreendidos produtos de origem animal sem inspeção ou transportados de forma irregular, evitando com isso possíveis doenças transmitidas por alimentos (DTAs), pelo elevado risco de contaminação alimentar destes produtos”, explica o fiscal da Adagri.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), anualmente quase uma em cada dez pessoas no mundo (cerca de 600 milhões de pessoas) adoecem e 420 mil morrem depois de ingerir alimentos contaminados por bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas.

Publicidade

Leia também