Praias do Ceará ganham mais segurança com entrega de equipamentos para o Corpo de Bombeiros

Foto: Carlos Gibaja

Publicidade

Quem frequentou a Praia de Iracema na manhã desta sexta-feira (18) se deparou com uma cena nada convencional, porém bastante satisfatória. Ao lado do Farol da Juventude estavam enfileirados 17 quadriciclos 4×4 de 450cc; 15 motos aquáticas Yamaha 1100cc, equipamento específico para salvamento aquático, com capacidade para três ocupantes; carretas para moto aquática (são 19 no total) e seis carretas rodoviárias para quadriciclo.

Com investimento total de R$ 2,3 milhões os equipamentos que serão utilizados no litoral de Fortaleza, Canoa Quebrada e Jericoacoara foram adquiridos pelo Governo do Ceará. “Esses equipamentos vão permitir que nossos bombeiros possam fazer o trabalho de forma mais eficiente, garantindo salvar a vida dos irmãos e irmãs cearenses”, comentou o governador Camilo Santana, durante a entrega.

Camilo parabenizou a corporação pelo trabalho de resguardar vidas, e estendeu o agradecimento à Guarda Municipal da Prefeitura de Fortaleza, que tem feito um importante trabalho em parceria com os Bombeiros. Ainda em sua fala o governador lembrou que recentemente ocorreu uma série de entregas de equipamentos de combate a incêndio no Ceará. “Esses instrumentos já estão sendo utilizados no Interior. Estamos em um período de queimadas. Então, é importante que os Bombeiros possam atuar de forma preventiva e também combater esses incêndios que ocorrem no Estado do Ceará”.

 

Outras importantes medidas foram rememoradas pelo governador Camilo Santana, como a entrega, também recente, de uma autoescada articulada Magirus de 42 metros para o Corpo de Bombeiros, a maior da região Nordeste. Importada da Alemanha, a Magirus M42L-AS possui cinco lances de escada, tornando-se a mais alta do mundo quando se trata de braço articulado. Outras duas estão para chegar ao Estado. “Também vamos entregar duas turbinas de combate a incêndio que serão as primeiras na América Latina. Estamos investindo para garantir que o Corpo de Bombeiros dê segurança à população cearense”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, também participou da entrega dos equipamentos na Praia de Iracema. “Que beleza é Fortaleza com seus 33 quilômetros de orla. Isso é um privilégio para uma cidade, mas envolve também esse tipo de cuidado e de responsabilidade pública”, avaliou.

Roberto Cláudio também destacou o papel extraordinário do Corpo de Bombeiros, ressaltando o caso do desabamento do Edifício Andréa, na Capital, no ano passado. “Há instituições e órgãos que a gente só registra a importância quando precisa. Tivemos uma tragédia recente onde o Corpo de Bombeiros demonstrou sua competência, a sua eficiência e se tornou ainda mais respeitado”, disse, acrescentando que o trabalho do Corpo de Bombeiros de salvar vidas junto com a Guarda Municipal é fundamental para garantir a tranquilidade, conforto e segurança ao povo de Fortaleza.

Alívio

O professor de Educação Física Jeová Macedo diariamente está na Praia de Iracema. Ele coordena grupos de treinamento funcional, corrida e artes marciais na areia. O sentimento de satisfação e alívio de seus alunos já lhe havia sido confidenciado por alguns dos praticantes tão logo se depararam com os equipamentos na beira do mar. “Estamos nos sentindo mais seguros. A juventude já nos transmitiu essa sensação e mostrou mais tranquilidade em nadar aqui na praia, onde já presenciamos alguns afogamentos, mas graças a Deus sempre que isso aconteceu tinha um profissional do Corpo de Bombeiros por perto que entrou em ação e fez o resgate”, relatou o instrutor que na adolescência quase perdeu a vida por afogamento. “O Corpo de Bombeiros bem equipado salva vidas e nos dá a sensação de maior segurança dentro e fora do mar”.

Além do governador Camilo Santana e do prefeito Roberto Cláudio, participaram da entrega a vice-governadora do Estado do Ceará Izolda Cela; o secretário estadual da Segurança Pública, Sandro Caron; comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Holanda; coronel Cleyton, comandante adjunto; Luís Fernando, secretário municipal de Juventude, e o inspetor Vieira, comandante da Inspetoria de Salvamento Aquático da Guarda Municipal de Fortaleza.

Publicidade

Leia também