Nova parceria entre SAP e Senai vai qualificar 3600 internos

Foto: Divulgação

Publicidade

Nessa segunda-feira (21), a unidade Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (Pacatuba), recebeu o lançamento de mais um programa de qualificação da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O Projeto de Implantação de Oficinas Produtivas Permanente em estabelecimento penais (Procap) é financiado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e capacitará 3.600 internos do sistema prisional cearense. Na unidade de Pacatuba, 440 internos serão beneficiados com três cursos: padaria, serralheria de metais ferrosos e marcenaria de móveis sob medida.

Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, esteve no evento e falou da função social da instituição junto aos internos contemplados. “Nossa missão dentro da FIEC é qualificar pessoas, sem diferenciação. Vocês estão com uma grande chance e devem se agarrar a isso. Um certificado do Senai é muito importante para o mercado de trabalho e também para quem quer colocar um negócio próprio. Aproveitem isso com o corpo, alma e tenho certeza que terão dignidade e respeito lá fora”, afirma.

O secretário Mauro Albuquerque ressaltou a oportunidade que os internos recebem agora com essa qualificação. “O Senai é uma das melhores escolas do mundo e vocês vão sair daqui com essa vantagem diante de muitas pessoas. Peguem a oportunidade, aprendam mesmo, não só a capacitação, também a educação que está sendo oferecida aqui”, assegurou.

A oportunidade de um recomeço é a grande esperança de José Valdeci, 26 anos, interno na unidade da Pacatuba. “Quero agradecer a chance de participar desse curso. Será um ponto importante para mim e tenho certeza que lá fora a minha vida será diferente depois do que estou passando agora”, relata.

Publicidade

Leia também