Crato: Curso de Medicina da Urca deverá ser sediado no seminário São José

Foto: Reprodução Facebook

Publicidade

 Os integrantes da Comissão Especial de Criação do Curso de Medicina da Urca, tendo à frente o Professor Dr Galberto Martins, com participação de Dr. Antonio Carlile Holanda Lavor, membro Externo da Comissão (Diretor da Fundação Oswaldo Cruz Ceará, FIOCRUZ – Ceará) fizeram uma visita ao seminário São José, em Crato, onde deve ser instalado o curso de Medicina da instituição. Ainda estiveram presentes o Reitor da URCA, Francisco do O’ de Lima Júnior, o Vice-Reitor, Carlos Kleber, o diretor da Faculdade de Medicina da UFCA, Professor Cláudio Gleidiston Lima da Silva, o Médico e Professor da UFCA, Marcos Cunha, Professor da URCA, Francisco Cunha, as Pró-Reitoras de Assuntos Estudantis, Socorro Vieira, e de Ensino de Graduação, Ana Maria Parente, o Chefe de Gabinete, Professor Edmar Pinheiro, as professoras do Departamento de Enfermagem, Evanira Rodrigues Maia e Allissan Karine Lima Martins, entre outros integrantes da universidade.

A recepção foi realizada pelo Reitor do Seminário São José, Acurcio de Oliveira Barros, e o Ecônomo da Diocese do Crato, Padre Joaquim Ivo, que percorreram os espaços do prédio histórico, do século XIX, e de grande representatividade, por ser a primeira sede de curso superior do interior do Estado do Ceará e que poderá abrigar o primeiro curso de medicina estadual do interior. A pretensão é criar um centro de atendimento à saúde, para beneficiar a comunidade, num espaço dentro do seminário. Em seguida, foi realizada reunião técnica de alinhamento das informações, na sede do Geopark Araripe, para iniciar os procedimentos de consolidação do projeto voltados à criação do curso.

Conforme avaliação do presidente da Comissão, Professor Galberto Martins, essa agenda causou um impacto muito positivo, porque as visitas fortaleceram o grupo. “Foi uma possibilidade de entender melhor o projeto, com as visitas na UFCA, e toda a infraestrutura de um curso de medicina. Em relação ao Seminário, foi importante para termos um o dimensionamento do projeto de fato, e isso fortaleceu a equipe e consolidou o local onde o curso irá acontecer”, disse ele.

Publicidade

Leia também