Tubulação da barragem do Jati rompe e água ameaça residências

Publicidade

Uma barragem que recebe águas da transposição do Rio Francisco rompeu na tarde desta sexta-feira (21) em Jati, no interior do Ceará. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há relato de pessoas feridas.

O tenente Aílton Lima, do Corpo de Bombeiros, afirmou que a corporação ainda avalia os danos ocorridos na tubulação e a necessidade de retirar famílias da região. “Eles [bombeiros enviados à cidade de Jati] vão verificar a necessidade de remoção de famílias, pessoas e bens que estejam em risco, na região próxima ao local onde essa água está escorrendo”, afirma.

O rompimento da tubulação ocorreu após a abertura de uma comporta da barragem, nesta quinta-feira, após a sangria do reservatório. O local recebe água da transposição do Rio Francisco.

Conforme o tenente, a avaliação inicial é de que a barragem não sofreu danos, mas investiga se o escorrimento de água pode afetar a estrutura.

“Se houver risco de rompimento da barragem ou de inundação da área, a gente vai, junto com a Defesa Civil, promover uma evacuação do local”, afirma Aílton Lima.

“Se houver mais necessidade, a gente vai mobilizar mais bombeiros para fazer um trabalho mais efetivo na região”, completa.

Fonte: G1/Ceará 

Publicidade

Leia também