Barragem na cidade de Jati, no interior do Ceará, recebe água da transposição do São Francisco.
Uma barragem que recebe águas da transposição do Rio Francisco rompeu na tarde desta sexta-feira (21) em Jati, no interior do Ceará. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há relato de pessoas feridas.
O tenente Aílton Lima, do Corpo de Bombeiros, afirmou que a corporação ainda avalia os danos ocorridos na tubulação e a necessidade de retirar famílias da região. “Eles [bombeiros enviados à cidade de Jati] vão verificar a necessidade de remoção de famílias, pessoas e bens que estejam em risco, na região próxima ao local onde essa água está escorrendo”, afirma.
O rompimento da tubulação ocorreu após a abertura de uma comporta da barragem, nesta quinta-feira, após a sangria do reservatório. O local recebe água da transposição do Rio Francisco.
Conforme o tenente, a avaliação inicial é de que a barragem não sofreu danos, mas investiga se o escorrimento de água pode afetar a estrutura.
“Se houver risco de rompimento da barragem ou de inundação da área, a gente vai, junto com a Defesa Civil, promover uma evacuação do local”, afirma Aílton Lima.
“Se houver mais necessidade, a gente vai mobilizar mais bombeiros para fazer um trabalho mais efetivo na região”, completa.
Fonte: G1/Ceará