64% dos cearenses conseguiram negociar dívida após procurar mediação do Procon

Feirão de negociação de dívida — Foto: Camila Marcelo/SVM

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Durante o período de isolamento social no Ceará, o Procon Fortaleza foi procurado por 48.234 consumidores para negociar dívidas. Do total, 64% dos que procuraram o órgão entre os 28 de abril e 31 de julho, conseguiram renegociar os débitos com descontos de até 97%, em alguns casos.

Por outro lado, o balanço divulgado pelo “Negocie Procon” informa que mais de 1.300 casos ficaram sem acordo e 552 ainda estão em análise.

De todas as empresas envolvidas no processo de negociação, a Enel Distribuidora do Ceará (Enel) foi a mais acionada, com 1.845 atendimentos. A Itaú/Hipercard ficou em segundo lugar, com 1.643 negociações. E em terceiro, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), tendo encaminhado 1.005 casos.

Outras empresas também participaram da campanha do Procon, como o Bradesco, Oi, Fortbrasil, Vivo e Tim. A diretoria do órgão de defesa do consumidor de Fortaleza reafirmou que o consumidor tem o direito de pedir a revisão da dívida, independente da realização de uma iniciativa similar.

Atendimento presencial

O atendimento presencial no Procon Fortaleza está acontecendo por meio de agendamento, através do portal da Prefeitura de Fortaleza, no campo “defesa do consumidor”. No mesmo endereço é possível também realizar a abertura de reclamação, na aba “Reclamação Virtual”.

Fonte: G1

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