3,9 mil estudantes tiveram Covid-19 no Ceará; quatro morreram

Os municípios do Ceará onde estudantes morreram devido à Covid-19 são: Acaraú, Itapajé, Fortaleza e Paracuru.

A Secretaria Estadual da Saúde do Ceará (Sesa-CE) divulgou na tarde desta segunda-feira (17) que 3.932 estudantes positivaram para Covid-19 no Ceará. Conforme estatísticas da plataforma IntegraSUS, destes infectados, quatro morreram.

As aulas presenciais estão suspensas desde março, devido à pandemia da doença. A estimativa da Prefeitura de Fortaleza é que as aulas na rede pública retornem em setembro.

Ao todo, o Ceará contabiliza 198.202 diagnósticos positivos da Covid-19. A partir da análise dos dados é percebido que 2% dos casos é composto por estudantes. Desde o início da pandemia, a Sesa registrou 8.163 mortes no estado.

A cidade cearense que lidera o número de estudantes infectados é Juazeiro do Norte, na região do Cariri, com 536 casos. Em seguida estão os municípios de Sobral (266), Fortaleza (247), Crato (147) e Tianguá (110).

Perfil dos estudantes

Com aulas presenciais suspensas, escolas privadas adotam aulas online — Foto: UFT/Divulgação
Com aulas presenciais suspensas, escolas privadas adotam aulas online — Foto: UFT/Divulgação

Os discentes que morreram devido à doença eram de Acaraú (1), Fortaleza (1), Itapajé (1) e Paracuru (1). Um era do sexo feminino e três do sexo masculino.

A secretaria também disponibilizou informações sobre faixas etárias e raças dos estudantes que morreram. Uma pessoa tinha de 35 a 39 anos, duas de 55 a 59 anos e uma com 80 anos ou mais.

Ainda segundo balanço da Secretaria, uma pessoa era da raça branca, uma da parda e as outras duas estão entre as de raça/cor não informadas.

O G1 entrou em contato com Sesa e com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE), mas até a publicação desta matéria nenhuma das pastas havia se posicionado.

Em nota, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) declarou que “com as escolas fechadas desde o dia 19 de março, fica óbvio que a infecção dos estudantes não ocorreu em um ambiente escolar”.

A associação afirma defender o retorno imediato das aulas presenciais de forma responsável e segura, e ressalta que a retomada será escalonada e que as escolas adotaram medidas para garantir a segurança dos alunos, professores e demais profissionais das instituições de ensino desde 20 de julho, data estabelecida inicialmente pelo Governo para a reabertura das escolas.

“Quando os casos são notificados, uma das perguntas que é feita ao paciente é a sua ocupação, ou seja, 3.932 pessoas se declararam estudante. Os quatro óbitos registrados não estão na faixa etária escolar e a contaminação pode ter ocorrido nos mais diversos e variados ambientes, como academias, barracas de praias, shoppings e salões de beleza, já que 95% das operações econômicas do Estado já voltaram e as escolas seguem fechadas”, analisa o Sindicato.

Levantamento

A taxa de letalidade da doença especificamente entre discentes é de 0,1%. 3.649 estudantes já se recuperaram da Covid-19, 2.511 casos seguem em investigação e 10.169 exames já haviam sido feitos.

Ainda em março deste ano, quando a pandemia chegou ao Ceará, as aulas presenciais das escolas públicas e particulares foram suspensas. Há previsão para a retomada gradual a partir do próximo mês de setembro, conforme o governador do estado, Camilo Santana.

Em entrevistas, o gestor destaca que a volta das aulas presenciais depende diretamente dos indicadores da Covid-19 no Ceará.

Avanço da doença no Ceará

O Ceará chegou a 198.202 casos confirmados e 8.163 mortes causadas pela Covid-19, segundo dados da plataforma IntegraSUS, atualizada às 14h52 desta segunda-feira (17). Já são 169.327 pessoas recuperadas da enfermidade.

O Estado tem ainda 87.464 casos suspeitos. O número de casos notificados desde o início da pandemia é de 580.925 Já foram realizados 560.709 testes para identificar o novo coronavírus.

As maiores incidências de casos confirmados da Covid-19 são registradas em Acarape (8.935,6), Frecheirinha (7.745,9), Groaíras (6.080,6), Chaval (5.953) e Moraújo (5.376).

Fortaleza contabiliza 44.971 casos confirmados e 3.755 óbitos, com uma incidência de 1.684,7.

Juazeiro do Norte, no Cariri, concentra 12.645 diagnósticos positivos, 244 mortes e 4.611,5 de incidência.

Em Sobral, na Região Norte, 10.609 pessoas já se infectaram e 293 não resistiram à doença. A incidência na cidade, que avançou para a fase 3 do plano de reabertura econômica nesta segunda-feira, é de 5.077,7.

Outras informações da plataforma:

  • A taxa de ocupação das UTIs cearenses é de 60,46%;
  • A taxa de ocupação das enfermarias cearenses é de 34,59%;
  • A letalidade da doença no Estado é de 4,2%
  • Houve duas mortes confirmadas nas últimas 24 horas

Os números apresentados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

Veja como está o plano de retomada por região:

  • Fortaleza segue na fase 4 (cinemas e bares ainda não têm permissão de funcionamento)
  • Municípios da Macrorregião de Fortaleza permanecem na fase 4;
  • Macrorregiões de Sobral, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe seguem para a fase 3;
  • Macrorregião do Cariri segue para a fase 2
Fonte: G1