Sesa desenvolve sistema de inteligência artificial para diagnóstico de Covid-19

Publicidade

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), desenvolveu um sistema de inteligência artificial para auxiliar o diagnóstico de Covid-19 em pacientes com suspeita da doença. O projeto foi idealizado por Francisco Nauber Gois, pesquisador da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Sesa, em parceria com outros três pesquisadores da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Universidade de Lisboa (ULisboa).

A plataforma elaborada usa inteligência artificial para analisar exames de raio-x realizados no tórax de pessoas com suspeita ou não da doença. Com isso, o sistema permite que médicos consigam diagnosticar com agilidade o coronavírus nos pacientes. “Nós desenvolvemos um sistema de modelo computacional, baseado em aprendizado de máquinas, para segmentar, detectar e classificar automaticamente a Covid-19 através dos atributos correspondentes à doença, visualizados nas imagens de raios-x”, explica Francisco Nauber Gois.

A ferramenta ainda está em fase de testes. Para criá-la, os pesquisadores analisaram inicialmente 150 exames de raio-x feitos em pacientes saudáveis, com pneumonia ou Covid-19. As análises resultaram na criação de um modelo que serve para identificar pessoas com ou sem coronavírus. A plataforma funciona a partir de redes neurais pré-treinadas, tipos de sistemas de computação que funcionam como neurônios do cérebro humano.

O sistema pode ser usado para a triagem de pacientes e o auxílio no diagnóstico de coronavírus em hospitais e clínicas, ajudando o profissional de saúde e alertando sobre o risco da infecção. Antes de ser produzida em larga escala, a plataforma será validada por um especialista da área da saúde. O projeto tem como foco a inovação e a prestação de um serviço público de qualidade para a população cearense.

A equipe responsável pelo sistema desenvolverá, também, um aplicativo, por meio do qual as imagens de raio-x serão analisadas em tempo real por inteligência artificial. A novidade permitirá processar e analisar exames de forma rápida, facilitando o acesso de profissionais de saúde.

Publicidade

Leia também