Juazeiro do Norte registra queda de 43% nos acidentes de trânsito no primeiro semestre de 2020

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), segue proporcionando vias mais seguras aos condutores e pedestres. Essa maior segurança se reflete nos números. Entre janeiro e junho desse ano, foram registrados menos acidentes em comparação ao ano passado. Foram 158 nos seis primeiros meses de 2020 e 279 no mesmo período de 2019. A redução expressiva, de 43,37%, é resultado da intensificação da sinalização viária e da atuação de agentes educadores e fiscalizadores nas ruas, além da quarentena imposta pela pandemia, que tem deixado muita gente em casa.

Antes do início da quarentena, o Demutran já contabilizava queda no número de ocorrências. Em fevereiro desse ano, foram 36, enquanto em janeiro foram 42. Em março, quando o isolamento social foi decretado, foram 20. Em abril, 21; maio,19 e junho, 20. O órgão vem trabalhando para restringir a circulação de pessoas e veículos em Juazeiro do Norte, estando presente nas barreiras de controle instaladas nos limites do município e realizando ações, dentro da cidade, voltadas à conscientização de todos para que só saiam se necessário.

Ao mesmo tempo, o setor de Engenharia vem sinalizando cada vez mais ruas e avenidas para viabilizar um trânsito mais seguro, fluido e organizado. Foram implementadas, por exemplo, tachinhas LED em pontes e lombadas, onde o tráfego é intenso, para melhorar as condições de mobilidade durante à noite. Destacam-se ainda as faixas de pedestre elevadas em frente ao mercado Pirajá e ao Sesi, que oferecem mais segurança ao pedestre à medida que o condutor é obrigado a reduzir a velocidade e a parar o veículo diante da elevação na pista, como também melhoram a acessibilidade.

“Os dados têm mostrado que estamos no caminho certo. Sob o direcionamento do Prefeito Arnon Bezerra, agimos pela preservação de vidas”, destaca o Diretor do Demutran, José Pedro Cipriano.