Câmara aprova requerimento que pede afastamento de Loureto da secretaria de Educação

Publicidade

Os vereadores de Juazeiro do Norte aprovaram um requerimento na sessão da câmara desta quinta-feira (16), que pede o afastamento imediato da atual secretária de educação do município, Maria Loureto. A sessão aconteceu virtualmente, por videoconferência.

O requerimento foi apresentado pelo vereador Demontier Agra (PPL) e teve os vereadores Tarso Magno (PRP), Glêdson Bezerra (PODEMOS), Jacqueline Gouveia (PRB) e Zé Barreto (PPS), como coautores do texto. O pedido de afastamento foi aprovado pela câmara e agora seguirá para o Ministério Público Estadual e Federal. Uma cópia do requerimento deve ser entregue ao prefeito Arnon Bezerra (PTB).

A decisão de afastamento da atual secretária caba ao executivo municipal. Loureto já foi afastada do cargo uma outra vez, ainda em 2019, pelo Ministério Público do Estado do Ceará (PMCE), quando foi acusada de utilizar a máquina pública para interferir nas eleições de 2016.

Dessa vez, o que ocasionou o pedido de afastamento da secretária foi o desdobramento da operação da polícia federal, deflagrada na última quarta-feira (15). Denominadas de operação Quadro Negro, Fruto de Espinho e Beremiz, as operações tem por objetivo averiguar denúncias na aquisição de materiais didáticos, paradidáticos e aplicativos, nos anos de 2018 e 2019.

Publicidade

Leia também