Oficial do Corpo de Bombeiros do Ceará desenvolve sistema próprio para limpeza de viaturas

Foto: Divulgação

Publicidade

Você já deve ter ouvido alguma vez na vida a frase do químico francês Antoine Lavoisier: “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Não é mesmo? O reaproveitamento de materiais disponíveis na natureza não é novidade, mas o que se pode fazer com eles, pode se tornar uma inovação. Foi com essa máxima na cabeça que o oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), tenente Aurélio Almeida, desenvolveu um sistema para limpeza de viatura a partir do balão de ar da viatura Auto Bomba Tanque (ABT) ou do cilindro do Equipamento de Proteção Respiratória Autônoma (EPRA).

O bombeiro militar adaptou equipamentos usados no dia a dia para transformá-los em uma solução barata, acessível e de fácil manejo para ser utilizado como ferramenta de limpeza de viaturas. “A ideia é utilizar este sistema não somente durante a pandemia, pela praticidade, mas também ser usado após uma ocorrência no próprio local. Dessa forma, não levando contaminação para os quartéis e contribuindo para a assepsia mais rápida da viatura e, por conseguinte, preservando o bombeiro militar”, destaca o inventor tenente Aurélio Almeida, lotado na 4ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (4ª Cia/1º BBM).

O sistema de limpeza da viatura é composto por uma mangueira em espiral, uma pistola de gravidade com recipiente, uma conexão de engate rápido e um regulador de pressão. Na viatura tipo ABT, utiliza-se o balão de ar e, nas demais viaturas, por exemplo uma ambulância, por meio do cilindro de EPRA de forma autônoma. A solução de limpeza já é utilizada no Quartel do Conjunto José Walter.

Ainda é possível fazer uma limpeza utilizando uma solução higiênica, como a mistura de água e hipoclorito de sódio. Basta conectar a mangueira ao compressor da viatura ou cilindro do EPRA, despejar a solução higiênica no recipiente da pistola e estará pronto para usar. O equipamento faz tanto a limpeza externa como o interior dos veículos, facilitando a assepsia integral das viaturas. Assim tanto a viatura como a guarnição ficam limpas e não levam infecção para o quartel ou outros pontos da cidade.

Publicidade

Leia também