Grupo de Trabalho Estratégico para a retomada do comércio, em Crato, faz visita técnica à Grendene

Foto: Divulgação

Publicidade

A visita objetivou conhecer in loco o protocolo de prevenção à COVID-19 aplicado pela indústria

Na manhã dessa terça-feira (2), parte dos representantes do Grupo de Trabalho Estratégico (GTE) para a retomada do comércio em Crato participou de uma visita técnica a indústria calçadista Grendene. O objetivo foi conhecer o protocolo, já em funcionamento, de prevenção à COVID-19 implantado pela empresa, a fim de replicar a experiência, ou parte dela, nas demais empresas cratenses.

O GTE foi instituído para preparar e apresentar plano que contemple a identificação e a forma de acompanhamento das ações necessárias ao seguro restabelecimento da economia cratense impactada pela COVID-19, objetivando, dentre outras ações, e mediante a participação da sociedade civil, subsidiar as decisões governamentais pertinentes ao alcance de seus propósitos, conferir previsibilidade à retomada gradual da atividade econômica em compasso com as diretrizes de enfrentamento à pandemia.

Guiados pelo gerente industrial da Grendene em Crato, Carlos Salatiel, os participantes acompanharam os procedimentos desde a entrada dos colaboradores na fábrica, durante o processo de produção, pausa para alimentação, até a saída. A empresa preparou a infraestrutura da sede e seus processos de forma a promover o distanciamento, bem como de eliminar possíveis focos do vírus.

Dos 1.800 colaboradores da Grendene em Crato, 300 retornaram aos seus postos de trabalho, nesta segunda-feira (1), com a liberação da fase de transição da retomada das atividades comerciais e industriais, decretada pelo Governo do Ceará. Logo na entrada, os funcionários passam por inspeção de temperatura, higienização de calçados e mãos. Nesse momento também são pulverizados mochilas e bolsas.

Toda a fábrica foi sinalizada, reestruturando o fluxo de funcionários pelos setores de forma a evitar aglomerações. O refeitório também foi preparado neste sentido, bem como a organização dos horários de refeição. Em cada canto da empresa, pontos com álcool em gel, informativos em televisão ou mesmo em sistema de som, informando a importância dos cuidados. A empresa é rigorosa com a limpeza do local, que acontece, principalmente, na mudança dos turnos, e tem o auxílio adicional de carrinhos e pulverizadores.

O vice-prefeito e coordenador das ações de combate à COVID-19 do município, André Barreto, parabenizou a empresa pela organização, bem como pela parceria e abertura para à sociedade cratense. “Este é um modelo a ser seguido, com as adaptações para as pequenas empresas, e demonstra compromisso com a cidade e com os cratenses”, comentou.

Também participaram da visita o presidente da CDL Crato, José Lobo; o presidente do SindiLojas, Duda Alencar; o diretor distrital da FCDL Ceará, Geraldo Pinheiro; e o empresário e diretor da CDL, Laércio Teles.

Com informações da Ascom

Publicidade

Leia também