IBGE atualiza mapas de 663 municípios e limites estaduais

Publicidade

O IBGE atualizou os mapas de 663 municípios que tiveram mudanças de área e de limites entre maio de 2018 e abril de 2019, com base nas mudanças feitas pelos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa e Assembleias Legislativas. O estado com mais municípios atualizados foi o Ceará, com 180 alterações de limites. O menor município do País tem área equivalente a 350 campos de futebol. É Santa Cruz de Minas (MG), com 3,565 km². Já o mais extenso é Altamira, no Pará, com dimensão territorial superior a vários estados brasileiros (159.533,328 km²). O maior dos estados continua sendo o Amazonas, com 1.559.146,889 km², superando a soma dos territórios das regiões Sul e Sudeste.

Estas e outras informações estão disponíveis nos três estudos lançados hoje (dia 20) pelo IBGE: Áreas Territoriais de Estados e Municípios Brasileiros, Malha Municipal Digital do Brasil 2019  e Atualização dos Mapas Municipais Estatísticos das Estimativas Populacionais

Ao todo, o Brasil tem 5.568 municípios, mais o distrito insular de Fernando de Noronha e o Distrito Federal. Nesta atualização das áreas territoriais de estados e municípios, destacam-se o refinamento da linha costeira para o cálculo de área; o detalhamento de alguns limites fluviais entre os estados de Mato Grosso, Amazonas, Pará, Maranhão e Roraima; e a adequação entre os limites do Distrito Federal e Goiás.

“Com o aprimoramento das tecnologias, podemos analisar imagens de satélite de altíssima de resolução, corrigindo os erros de cartografia do passado”, explica Roberto Tavares, coordenador de Estruturas Territoriais do IBGE. O reprocessamento dos valores das áreas territoriais foi atualizado de acordo com a estrutura político-administrativa vigente em 30 de abril de 2019, data de referência das Estimativas Populacionais 2019, incorporando as alterações de limites territoriais municipais ocorridas após o Censo Demográfico 2010.

Historicamente, a primeira estimativa oficial para a extensão superficial do território brasileiro foi de 8.337.218 km², obtida a partir de medições e cálculos efetuados sobre as folhas básicas da Carta do Império do Brasil, publicada em 1883. A partir do Censo de 1940, o IBGE passou a avaliar a área do País. O mais recente cálculo da área territorial do Brasil, em 2019, resultou no valor total de 8.510.295,914 km², e foi subsidiado pela configuração geoespacial constante na Malha Municipal Digital do Brasil 2019.

Publicidade

Leia também