O Governo do Ceará distribuiu, nesta quinta-feira (28), 280 cestas básicas e mais de 2,3 mil kits de higiene para famílias em situação de vulnerabilidade social, em parceria com o Instituto Unibanco, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) e o Instituto da Primeira Infância (Iprede). Os beneficiados são assistidos por entidades contempladas pelo Programa Mais Nutrição e instituições que atendem pessoas em situação de rua, crianças com câncer e fissura lábio-palatal.
“O Estado vem monitorando os mais vulneráveis durante a pandemia e tem adotado políticas emergenciais para atender essa população. Nesse momento, temos que fazer pelos que mais necessitam, para garantir melhores condições de vida”, destaca a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.
Os kits de higiene contém 18 itens para higiene pessoal e do domicílio, como álcool gel, sabonete, detergente, sabão em barra, sabão em pó, água sanitária, papel higiênico, máscaras reutilizáveis e creme dental. No total, a iniciativa vai distribuir 12 mil kits pelo Instituto Unibanco e 3.066 pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
Contemplada com as doações, a Casa da Caridade, instituições situada no bairro Jangurussu, em Fortaleza, promove ações sociais para os moradores da comunidade. De acordo com o representante da entidade, Luiz Gonzaga, o material entregue vai beneficiar diversas famílias. “Os alimentos e os kits serão destinados para os que realmente precisam. É muito difícil para um pai ou mãe de família não conseguir alimentar seus filhos e essa doação é a garantia de que isso será possível”, salienta.
Coronavírus
O projeto é uma ação do Programa Mais Infância Ceará para o enfrentamento do coronavírus. As entidades são cadastradas e acompanhadas pela Secretaria Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e estão localizadas nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, que estão entre as cidades que concentram o maior número de casos de coronavírus do Estado. Junto aos kits serão entregues cartilhas com orientações para crianças e suas famílias quanto à prevenção ao coronavírus.
Mais Nutrição
Estruturado em cima do combate ao desperdício de alimentos, enfrentamento à fome e segurança alimentar e nutricional de crianças e adolescentes. O programa já realizou a doação de cerca de 352,5 toneladas de alimentos, desde o início da iniciativa, em junho do ano passado até essa semana, beneficiando cerca de 15 mil pessoas.
A iniciativa é realizada pelas secretarias de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e Desenvolvimento Agrário (SDA); Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE) com a parceria da Associação dos Permissionários da Ceasa (Assucece), do Instituto Agropolos do Ceará e do Grupo M. Dias Branco.
Com informações do Governo do Estado