Internações por coronavírus em UTIs de Fortaleza e pacientes com ventilação mecânica quase dobram em 24 horas

Foto: Divulgação

Publicidade

Hospitalizações de casos confirmados e suspeitos passaram de 69 para 134, entre segunda (13) e terça-feira (14), segundo dados da Sesa.

Em 24 horas, aumentou de 38 para 73 o número de internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) relativas a casos confirmados de Covid-19 em Fortaleza. Os números, que se referem ao período entre 13 e 14 de abril, representam aumento de 92,1% no total de hospitalizações, de acordo com informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) de terça-feira (14).

Também passaram de 31 para 61 as internações com uso de ventilação mecânica, medida de auxílio respiratório aplicada em casos mais graves. O crescimento foi de 96,8%.

O número de internações por casos suspeitos da Covid-19 em Fortaleza também teve aumento, de acordo com os dados. Nas UTIs, passaram de 36 para 56, um acréscimo de 55,6%. Em relação a pacientes com ventilação mecânica, subiram de 29 para 46, incremento de 58,6%.

Em nível estadual, o número de internações em UTIs de casos confirmados e suspeitos cresceu de 113 para 169, no mesmo período, segundo a Sesa. Já na ventilação mecânica, subiu de 87 para 135. As taxas de aumento são de 49,6% e 55,2%, respectivamente.

A fonte de dados sobre as hospitalizações é o registro diário feito pelas equipes dos hospitais que têm casos da doença. Nesta terça, havia casos confirmados em internação hospitalar em cinco municípios: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Caucaia e Quixeramobim.

Ainda segundo a Sesa, dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) internados por coronavírus, 54,9% são homens e 45,1% são mulheres. A maior parte está na faixa etária maior de 60 anos. Contudo, também estão hospitalizados quatro pacientes com menos de um ano de idade, um de até quatro anos e um entre 10 e 19 anos.

Casos de coronavírus no Ceará

Taxa de mortalidade

Fortaleza é a segunda capital do país com maior taxa de mortalidade por Covid-19 a cada 1 milhão de habitantes, segundo dados do Ministério da Saúde (MS) divulgados na terça-feira (14). A capital cearense já havia alcançado o segundo lugar no ranking quando o cálculo do MS levava em conta 100 mil habitantes.

Gestão do Hospital Leonardo Da Vinci, no Centro de Fortaleza, faz parte do Plano de Contingência do Ceará contra o coronavírus — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Gestão do Hospital Leonardo Da Vinci, no Centro de Fortaleza, faz parte do Plano de Contingência do Ceará contra o coronavírus — Foto: Thiago Gadelha/SVM

São 28,5 mortes por 1 milhão de habitantes em Fortaleza. Em São Paulo são registradas 37,2 mortes por 1 milhão de habitantes. O coeficiente foi a métrica adotada pelo MS para homogeneizar os números por cidades, padronizando o levantamento.

Bairros mais afetados

A maior parte dos casos confirmados em Fortaleza está concentrado no Bairro Meireles, área nobre da capital. O bairro tem mais casos confirmados de Covid-19 do que outros 10 estados do Brasil.

O número também é superior a registros realizados em, pelo menos, 70 países do mundo, inclusive da própria América Latina, de acordo com a Universidade John Hopkins, como Paraguai (147), El Salvador (137) e Jamaica (72).

90% das UTIs ocupadas

Quase 90% dos leitos de UTI estão ocupados no Ceará, segundo o secretário Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, da Secretaria da Saúde do estado (Sesa). Novos 160 leitos foram implantados no estado nas últimas três semanas, e a previsão é garantir 690 leitos de terapia intensiva extras, afirmou o secretário, em coletiva na terça-feira (14).

Fonte: G1

Publicidade

Leia também