Infestação de besouros causa apreensão nos moradores do bairro São José, em Juazeiro do Norte

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Os moradores do Bairro São José, nas proximidades do Atacadão, em Juazeiro do Norte, estão apreensivos em virtude do que consideram ser uma “infestação de besouros” semelhantes a Triatominae (barbeiro), inseto vetor da da doença de chagas.

Segundo relato dos moradores que procuraram a nossa equipe de reportagem, em algumas residências já foram encontrados mais de dez besouros. Os populares dizem já ter acionado a vigilância sanitária do município por várias vezes, mas até o fechamento desta matéria, os agentes não atenderam ao chamado.

O principal medo dos moradores é com as crianças. Segundo eles, com esse período de quarentena torna-se propício para que as crianças fiquem mais vulneráveis ao contato com o inseto, uma vez que passam o dia em casa sem a obrigatoriedade de ir a escola ou poder sair de casa para alguma outra atividade.

O QUE É DOENÇA DE CHAGAS E QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS?

A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi.

Apresenta uma fase aguda (doença de Chagas aguda – DCA) que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.

A Doença de Chagas pode apresentar sintomas distintos nas duas fases que se apresenta, que é a aguda e a crônica. A fase aguda, que é a mais leve, a pessoa pode apresentar sinais moderados ou até mesmo não sentir nada.

SINTOMAS DA FASE AGUDA:

febre prolongada (mais de 7 dias);
dor de cabeça;
fraqueza intensa;
inchaço no rosto e pernas.

SINTOMAS DA FASE CRÔNICA:

problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca;
problemas digestivos, como megacolon e megaesôfago.