POR AGÊNCIA NEWS CARIRI
Cerca de 30 estudantes da região do Cariri que cursam medicina na Bolívia foram repatriados neste domingo (19) através de uma operação conjunta da Assembleia Legislativa do Ceará, Governo do Estado e Ordem dos Advogados do Brasil/Ceará. Segundo apurado, os jovens não estavam conseguindo deixar o país vizinho em virtude do fechamento das fronteiras, por causa da pandemia do novo coronavírus.
O ônibus que trouxe os estudantes caririenses deixou a cidade de Santa Cruz de La Sierra ainda na última quarta-feira, 15, e desembarcou em Juazeiro do Norte às 3h00 da madrugada deste domingo. Depois seguiu viagem para Fortaleza, onde houve o desembarque de mais 28 estudantes que residem na capital.
Segundo o deputado Leonardo Araújo, um dos integrantes da comissão de repatriação da assembleia legislativa, os jovens já se encontravam em isolamento social há mais de 25 dias. Antes de cruzar a fronteira para o Brasil, todos eles passaram por procedimentos sanitários de higienização, aferição de temperatura corporal e análise clínica individual.
Na terça-feira, dia 14, outros 60 estudantes que residiam nas cidades de Cochabamba, La Paz e Santa Cruz de La Sierra também já haviam sido recepcionados em Fortaleza.