Brasil tem 204 mortes nas últimas 24 horas; São mais de 25 mil casos confirmados de Covid-19

Na tarde desta terça-feira (14), o Brasil registrou 204 novas mortes pelo coronavírus. É a primeira vez que o número de casos atinge essa média no período de 24 horas. Segundo o Ministério da Saúde, foram 1832 novas confirmações.

Ao todo, o número de infectados no país é 25.262 e o número de mortes por coronavírus é 1532. O ministério anunciou uma parceria para fornecimento de testes de diagnóstico preciso da covid-19. A ideia é realizar 3 milhões de testes inicialmente.

O único estado a não registrar óbitos da doença até o momento é Tocantins. O estado de São Paulo concentra a maior parte das notificações de coronavírus no país.

EXCLUSIVO: Acidente de trânsito deixa vítima fatal na avenida Padre Cícero, sentido Juazeiro – Crato

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Um acidente de trânsito aconteceu no início da noite desta terça-feira (14), por volta das 19h, na avenida Padre Cícero, sentido Juazeiro do Norte / Crato, nas proximidades do Centro de Convenções do Cariri.

Um veículo modelo Siena branco, de placa POE-1527 – inscrição de Juazeiro do Norte, transitava na avenida Padre Cícero quando colidiu com um pedestre. Com a força do impacto a vítima identificada como Carlos Alberto de Medeiros de 40 anos, foi arremessada a metros de distância da avenida.

Foto: Wesley Júnior

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foram acionadas para prestar socorro, mas a vítima veio a óbito no local.

Segundo relatos feitos a equipe do site NEWS CARIRI, que esteve no local do acidente, o condutor do veículo ainda tentou frear, mas não foi a tempo de evitar a fatalidade.

Ceará tem 10 mortes por Covid-19 nas últimas 24h; São 2.070 casos confirmados de Coronavírus

O estado do Ceará tem 2.070 casos confirmados de Coronavírus até a tarde desta terça -feira (14). Os dados foram atualizados pela secretaria de saúde do estado, e divulgados pela plataforma IntegraSUS.

O número de óbitos também aumentou nas últimas 24h, na tarde desta segunda-feira (13), eram 101 mortes, segundo a SESA, o número subiu para 111 mortes ocasionadas pela doença no Ceará. Com 60 municípios integrando quadro de cidades com casos confirmados, (dois a mais em relação a esta segunda), a taxa de letalidade da doença chegou a 5.36.

Já são 12.835 exames realizados para diagnóstico de novos casos. Segundo a plataforma integraSUS. Até o momento são 11.541 casos suspeitos no Ceará.

No Brasil o número de casos confirmados segundo o Ministério da Saúde é de 25.262 com 1.532 mortes. 204 ocorreram somente nas últimas 24 horas.

Festa do Pau da Bandeira é adiada para outubro por causa da pandemia de covid-19

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Uma das festas mais tradicionais do Cariri foi adiada por causa da pandemia de coronavírus. A tradicional Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, que homenageia o padroeiro de Barbalha, foi transferida para outubro. O hasteamento do mastro, ponto alto da comemoração, ocorre sempre no dia 31 de cada ano. A tradição começou em 1928. É a primeira vez que isso ocorre em quase um século.

A decisão de adiar a festa saiu de uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (14), que contou com a participação do prefeito Argemiro Sampaio, de representantes dos carregadores do mastro e do Padre Leandro Cavalcanti, pároco da Igreja Matriz. Apesar de definir o adiamento para outubro, a nova data do evento não foi anunciada.

A pedido do MPCE, Justiça interdita empresa de calçados em Juazeiro do Norte

3a Vara Cível da Comarca de Juazeiro do Norte determinou, na última segunda-feira (13), a interdição imediata da empresa “Inbop Indústria de Borracha e Polímeros LTDA”. Segundo o pedido da 9a Promotoria de Justiça da Comarca de Juazeiro do Norte, o empreendimento já atua desde 2011 sem licença ambiental e vem causando efetivo dano ao meio ambiente. Foi determinada, ainda, uma multa diária no valor de cinco mil reais em caso de descumprimento da liminar.

Segundo a promotora de Justiça Efigênia Coelho, “é imperiosa a imediata interrupção das atividades, até que a empresa se adeque aos padrões exigidos pelo órgão ambiental e obtenha licença de operação, bem como a efetiva reparação do dano já causado. A coletividade e o meio ambiente não podem sucumbir face às irregularidades existentes”, pondera a representante do Ministério Público do Ceará (MPCE).

Após provocação da Promotoria, foi verificado que a empresa já responde por dois processos administrativos junto à Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju), um de 2015 e outro de 2016, que constatou a falta de licenciamento e solicitou a regularização ambiental do empreendimento. Técnicos do Ministério Público verificaram, ainda, a disposição inadequada dos resíduos produzidos pela fábrica.

“Constata-se que a requerida vem demonstrando inequívoco descaso pelas leis ambientais e mostra-se contumaz em praticar infrações administrativas que reverberam em danos ao meio ambiente, além de haver incorrido nos tipos penais contidos no art. 60 da Lei 9.605/98 e o art. 66 do Decreto Federal 6.514/0”, aponta a 9a Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte na Ação Civil Pública (ACP) apresentada à Justiça no dia 2 de abril.

Na ACP, o MPCE requereu liminarmente a interrupção do funcionamento da empresa enquanto não possuir licença ambiental de operação e se adequar aos padrões de emissão de efluentes líquidos fixados pelo órgão ambiental competente; e a condenação do réu para reparação de todos os danos ambientais, materiais, morais e coletivos.

Hemoce passa a realizar diagnóstico laboratorial da Covid-19

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), do Governo do Estado, está habilitado para realizar o diagnóstico laboratorial de coronavírus. Entre o último domingo e esta segunda-feira (13), o hemocentro liberou 60 resultados de exames feitos em pessoas com suspeita de Covid-19. Dessas, 16 testaram positivo para a doença.

O hemocentro analisa as amostras de pacientes atendidos nos hospitais São José e Albert Sabin, ambos da rede estadual de saúde. O material é coletado a partir de secreções das vias respiratórias (nariz e garganta) e enviado ao Laboratório de Biologia Molecular do Hemoce.

Processo de análise

As coletas são avaliadas por meio da técnica RT-PCR, que identifica a carga genética do vírus no período em que ele está agindo no organismo. Assim que chegam, as amostras passam por diferentes estágios de preparação até serem liberadas.

A expectativa é que sejam realizados cerca de 100 diagnósticos por dia no Hemoce. A liberação dos resultados deve sair entre 48 e 72h após o recebimento das amostras pelo sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial, GAL, monitorado diariamente pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

“Em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi um montado um laboratório exclusivo para a realização dos testes. São cerca de 15 profissionais da saúde, entre técnicos de laboratório, farmacêuticos e bioquímicos. A equipe também conta com voluntários da Fiocruz”, disse Luany Mesquita, diretora interina de hematologia do Hemoce.

O diagnóstico de coronavírus pelo Hemoce amplia as análises de casos suspeitos no Estado. Dessa forma, a unidade torna-se fundamental para dar mais rapidez à realização dos exames, trabalho que continua sendo feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Outros serviços

O Hemoce também realiza testes para diagnóstico de infecções virais em pacientes transplantados ou em caso de trombofilia (formação de coágulos no sangue) e leucemia mielóide aguda crônica. A estrutura da unidade e a qualificação dos profissionais facilitaram a escolha do hemocentro como um novo polo de análise para Covid-19 no Ceará.

Decon de Juazeiro do Norte determina medidas sanitárias de proteção à COVID-19 nos Mercados Públicos

coordenadora regional da Unidade Descentralizada do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) do Ministério Público do Estado do Ceará (MCPE) na comarca de Juazeiro do Norte, Efigênia Coelho Cruz, realizou, no dia 8, uma audiência administrativa virtual, a fim de acompanhar as políticas públicas de contingenciamento da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), notadamente no controle das medidas sanitárias adotadas nos Mercados Públicos daquele município.

Na ocasião, a coordenadora regional do Decon ressaltou a importância de que todos os permissionários adotem as medidas sanitárias de contingenciamento e prevenção ao contágio do novo Coronavírus, tais como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (máscaras de tecido, toucas e luvas), disponibilização de álcool em gel, para higienização das mãos dos consumidores, ou alternativamente, em sua falta, água e sabão. Outra alternativa para os que não possuem água encanada, é a disponibilização de uma garrafa com água, devendo o permissionário responsável dar o correto descarte da água e da toalha de papel.

A promotora de Justiça determinou que os representantes legais de todos os Mercados Públicos, inclusive os permissionários que exercem atividade no entorno dos mercados Senhora Santana e Mercado Pirajá, se comprometam a adotar, durante a pandemia do novo Coronavírus, as medidas de prevenção sanitárias pertinentes, como a devida higienização de equipamentos e superfícies, utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) tais como luvas, máscaras e toucas, disponibilização de álcool em gel ou água e sabão para higienização das mãos dos consumidores, a indicação visual de distância mínima de um metro e meio a ser observada pelos consumidores na fila de espera, através de adesivos afixados no chão, levando em conta a área e o espaço físico de cada espaço público, e utilizarem sistema próprio de som para informar e orientar os consumidores sobre as precauções quanto ao Coronavírus.

Os representantes legais de todos os Mercados Públicos, se comprometeram, no prazo de dez dias úteis, a instalarem pias devidamente canalizadas na rede de água e esgoto, observadas as regras de saneamento básico, para higienização das mãos dos consumidores. A Secretaria de Saúde se comprometeu a disponibilizar aos representantes legais dos Mercados Públicos o áudio utilizado para orientação da população. Para tanto, os representantes legais de todos os Mercados Públicos, se obrigaram, no prazo de dez dias úteis, a instalar caixas de som, em vários pontos dos mercados, nas quais, durante todo o dia, periodicamente, serão transmitidos os áudios elaborados e cedidos pela Secretaria de Saúde sobre as medidas sanitárias e o isolamento social como combate ao Coronavírus.

Efigênia Cruz declarou que, caso essas medidas não sejam adotadas, o Ministério Público através do Decon, juntamente com órgãos públicos municipais, fazendo uso do poder polícia, poderão lavrar auto de infração, culminando na interdição desses estabelecimentos. Por sua vez, secretária-executiva municipal da Saúde, Glauciane Torres Quental, prometeu que serão intensificadas as fiscalizações da Secretaria de Saúde e da Semasp nesses equipamentos públicos. Destacou que para a devida eficácia e proteção as máscaras precisam ser trocadas no período recomendado, de modo que o ideal seria o uso de três máscaras por dia.

No tocante a proposta de uso de garrafas com água para higienização das mãos, a Secretária alertou que a garrafa deverá ser devidamente higienizada com hipoclorito e água desprezada corretamente. Atendendo à solicitação da promotora de Justiça, ela afirmou que é possível a disponibilização do áudio de orientações aos consumidores, utilizado pela Secretaria de Saúde, aos gerentes dos Mercados Públicos.

Também participaram da reunião a promotora de Justiça, Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, titular da 2ª Promotoria de Justiça da comarca de Juazeiro do Norte; a técnica ministerial e conciliadora do Decon, Anny Stefany L. de Moraes; o diretor de Serviços Públicos da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte, Eloi José da Silva; o diretor de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente SEMASP, Paulo Henrique Meneses Lobo; a secretária-executiva da Secretaria de Saúde, Glauciane Torres Quental; o coordenador da Vigilância Sanitária, David Antônio; o tenente-coronel Vitor, comandante do 2º Batalhão; o tenente-coronel Albércio, comandante da CIOPs e os representantes legais dos principais Mercados Públicos do Município de Juazeiro do Norte.

Ceará registra redução de 83% em vítimas fatais nas rodovias estaduais durante Semana Santa

Durante o feriado da Semana Santa no Ceará, o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) registrou uma redução de 83% no número de vítimas fatais nas rodovias estaduais. No mesmo período do ano passado, seis pessoas vieram a óbito após se envolverem em sinistros nas CEs. Já em 2020, um caso foi registrado. Os números se referem a todos os dias do feriado religioso, quando o BPRE montou uma operação no estado para evitar a circulação de pessoas entre municípios e a propagação do novo coronavírus.

Os acidentes em geral também apresentaram diminuição em comparação ao no passado, com 71% de redução, indo de 35 casos para dez, neste ano. O número de feridos também reduziu de 13 vítimas para dez, com 23% de retração. Em consequência às medidas de isolamento decretadas pelo governador Camilo Santana, desde o dia 19 de março, a incidência de veículos circulando no estado também foi menor. Com isso, o número de carros e motocicletas abordados diminuiu em 62%, indo de 14.740 para 5.569.

Nas autuações por embriaguez ao volante, prevista no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), houve uma redução de 67%, indo de seis para dois casos na Semana Santa deste ano. Já as autuações administrativas registraram diminuição de 89%, indo de 95 para dez quando comparado os dois períodos.

“Com a diminuição de veículos circulando, também tivemos reduções nas imprudências cometidas por condutores nas estradas. Ou seja, houve a queda nas ultrapassagens proibidas, nos excessos de velocidade e nas autuações por embriaguez ao volante, que são as principais causas de acidentes nas rodovias”, destacou o tenente coronel PMCE Lourival Lima, comandante do BPRE. Ele destaca ainda que foram mais de 650 policiais militares empregados durante a operação Semana Santa, com atuações que se concentraram em 27 postos fixos do BPRE, além de barreiras montadas em divisas municipais e estaduais. “Apesar do contexto, em que vivemos uma pandemia, o trabalho do BPRE em conjunto ao Departamento Estadual de Trânsito e os departamentos municipais de trânsito de cada cidade foi exitoso”, destacou.

Governo do Ceará intensifica estratégia de acompanhamento das pessoas com suspeita e confirmação da Covid-19

Governo do Ceará passa a acompanhar também por meio telefônico ou presencial os pacientes suspeitos — e confirmados — de terem contraído a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A estratégia, chamada de Contact Tracing, foi intensificada a partir desta segunda-feira (13). O foco é interromper cada vez mais cedo a cadeia de transmissão do vírus no território e mapear aquelas pessoas que apresentam sintomas e estão enquadradas no grupo de risco.

De acordo com Sarah Mendes, assessora técnica da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep), outro objetivo da ação é rastrear pessoas possivelmente infectadas. “A partir de casos suspeitos no território queremos buscar outros casos, já que as estimativas apontam que cada pessoa sintomática terá entre três e quatro contatos permanentes, ou seja, aqueles (contatos) em que há uma convivência mais demorada”, explicou.

Pacientes

Simultaneamente, as ligações também são usadas como forma de acompanhar a evolução dos casos suspeitos e confirmados. Ao longo dos 14 dias de isolamento indicados aos pacientes — período de incubação do vírus —, são realizadas ligações a cada dois dias para saber o estado de saúde, prestar orientações e reforçar as medidas de isolamento social e de higiene, necessárias para interromper a transmissão do vírus.

Nos casos em que as ligações não obtiverem retorno e a pessoa acompanhada for do grupo de risco, será realizada uma visita domiciliar ao paciente. De acordo com Sarah Mendes, as ligações e as visitas são realizadas por profissionais de saúde formados pelo Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS Fundamental). Todos os 155 agentes capacitados no Ceará foram acionados para atender os 184 municípios cearenses.

As informações de saúde dos pacientes são atualizadas em uma planilha online extraída do EpiSUS Fundamental e, ao fim de cada dia, será emitido um relatório contendo o perfil dos contatos (sexo, faixa etária, média de idade, presença de comorbidade e presença de sintomas).

Isolamento social

A assessora técnica da Covep ressalta ainda que, apesar de todos os esforços do Governo do Ceará, é fundamental a participação da população por meio do isolamento social e de medidas de higiene. “É importante que todos entendam que isolamento social é ficar em casa, não é ir na casa da avó ou da tia, por exemplo”, concluiu.

 

Juazeiro: prefeitura vai distribuir merenda escolar para famílias de estudantes

Em reunião realizada nesta segunda-feira (13), a prefeitura de Juazeiro do Norte decidiu que vai fazer a distribuição da merenda escolar para as famílias dos alunos da rede municipal. Estiveram presentes a Secretária de Educação, Maria Loureto, o Prefeito Arnon Bezerra, o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), o Conselho Municipal de Educação (CME), a Procuradoria Geral do Município (PGM) e a Assessoria Jurídica.

Destaca-se que a lei libera a distribuição do kit, mas não obriga os municípios a o fazerem. Contudo, a administração Municipal optou por realizar a distribuição. A Seduc pondera que está analisando a logística de entrega dos gêneros alimentícios às famílias que possuem alunos matriculados na rede pública municipal de ensino e, quando estiver tudo acertado, entrará em contato com as partes interessadas.

Prefeito do Crato envia mensagem para Câmara de Vereadores com pauta social para famílias mais carentes do município

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, enviou Projeto de Lei para Câmara Municipal que versa sobre a isenção da tarifa de água para aqueles consumidores de até R$ 25,00 e que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal; isenção da taxa de iluminação pública para consumo de até 220Kw/mês, também inscrito no CadÚnico; e a distribuição da merenda escolar para as famílias dos alunos da rede escolar do município. Todas as medidas serão adotadas por 90 dias.

A mensagem do Governo Municipal nesta terça-feira (14), soma-se às diversas ações que a administração do Crato tem realizado no enfrentamento ao coronavírus. A preocupação do prefeito Zé Ailton Brasil é garantir a proteção da população a COVID-19 e também de qualquer outra situação de vulnerabilidade. “Nesse momento, não temos que pensar em política, temos que pensar em salvar vidas, em cuidar da nossa população”, destacou.

Para isso, além de ampliar o número de leitos do município, com a criação do Ambulatório de Referência ao COVID-19, na UPA, com a implantação de 20 leitos, a gestão liderada por Zé Ailton também tem estabelecido programas na área de renda, como o Programa Crato com Máscara, que vai adquirir, de costureiras locais, 70 mil máscaras de tecidos para serem distribuídas com a população.

Para o gestor, além de manter o isolamento social, como principal medida de prevenção ao Coronavírus, “vamos investir o que pudermos para proteger nossos irmãos e irmãs cratenses”, finalizou.

Com informações da assessoria de imprensa