POR AGÊNCIA NEWS CARIRI
O Bispo Diocesano de Crato, D, Gilberto Pastana, desobedece as orientações sobre o Covid 17, lota a igreja de Sao José em Crato, mas cancela a missa do Padre Cicero neste dia 20. A decisão do bispo vem sendo duramente criticada nas redes sociais, inclusive por muitos romeiros de outros estados que nao tiveram a oportunidade de ver a missa sequer pela televisão. Nas imagens mostradas pela TV Vedes Mares da celebração em Crato, a igreja está lotada com fieis em pé e pondo em risco a saúde, fugindo totalmente as normas e orientações neste momento de crise. Meio sem jeito, o Bispo D. Gilberto tentou se explicar para a repórter da TV, como se não soubesse das determinações.
O fato da missa do Padre Cicero não ter sido transmitida sequer pela televisão, causou muita celeuma e críticas ao bispo e a igreja católica. Há vários anos a missa do dia 20 é vista em todo Brasil numa cobertura direta da cidade de Juazeiro do Norte e seu cancelamento irritou muita gente. Até agora nem o Bispo D. Gilberto nem o pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Padre Cicero José, deram uma explicação a altura que a população romeira merece. Hoje a cidade de Juazeiro do Norte tem toda estrutura necessária para levar ao ar as transmissões das missas, seja de portas fechadas ou aberta, para qualquer emissora de TV do Brasil e do mundo. Procuramos o responsável pelas transmissões da missa pela TV, o jornalista Roberto Bulhoes, que nos disse apenas que foi comunicado desde o dia 18 que nao ia ter a missa e liberou toda sua equipe de 12 profissionais utilizada todo dia 20.
Bulhões disse ainda que na manhã desta sexta-feira soube que o Padre Cicero José celebraria de portas fechadas a missa na Basílica de Nossa Senhora das Dores e conseguiu colocar no ar pela TV Padre Cicero e TV Juazeiro do Norte, através do site da basílica. Indagado se no próximo mês será da mesma forma, não soube responder. Prometeu que que vai consultar o bispo e o Padre Cicero José e informa ao nosso site.