Por que você se alimenta assim?

Publicidade

POR TIBERIO OLIVEIRA

Você já se fez a seguinte pergunta: Por que me alimento desse jeito? Muitas pessoas se alimentam mal, mas poucas fazem uma reflexão sobre porque fazem isso. E essa resposta pode ser a chave para ter uma mudança saudável.

A alimentação é o ato de ingerir nutrientes essenciais para o funcionamento da máquina humana. Nutrientes são perdidos nos processos metabólicos orgânicos e precisam ser repostos em quantidades adequadas para a plena saúde. Vendo esse conceito, poderíamos achar que a alimentação seria meramente um fenômeno fisiológico. Porém, o hábito alimentar é determinado por muitas variáveis, que precisam ser muito bem entendidas para que a reeducação nutricional possa acontecer.

Muitos fatores influenciam no que você come, são eles: cultura alimentar local, sazonalidade de alimentos, crenças religiosas, tabus alimentares, grau de escolaridade, preferências individuais, apelos de marketing alimentar, limitações de tempo, do poder aquisitivo, entre outras.

Alimentação envolve fatores complexos que devem ser levados em consideração na busca de uma reeducação nutricional. Compreender esses e acreditar na mudança irá ajudar você a ter uma vida mais longa e saudável.

Publicidade

Leia também