Reunião discute o tombamento do “Pau de Arara”

Publicidade

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Turismo e Romaria (Setur), participou nesta semana da reunião com representantes religiosos e do Departamento de Trânsito para discutir tornar a tradição do uso do “pau de arara” nas romarias, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, segundo o Projeto de Lei nº 3643/2015. O encontro aconteceu no Círculo Operário São José.

A reunião foi conduzida pela Pastoral de Romaria dos Santuários de Juazeiro do Norte. Representando a Setur, esteve presente a Coordenadora de Romarias da Setur, Leda Barros.

O assunto levanta várias questões delicadas quanto a liberação da circulação do transporte, sobretudo no quesito segurança, já que o veículo é destinado a transporte de cargas, sendo o transporte de passageiros proibida no Ceará. Diante dessa realidade, a proposta do Projeto apresentado é uma adaptação do veículo para que ele tenha condições de conduzir o romeiro de forma segura e mais confortável.

O Projeto tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, desde 2015. O projeto será encaminhado ao Senado Federal e logo após para a sanção presidencial, e espera que até julho deste ano seja obtida a aprovação. “Para as romarias, este modelo de transporte prevalece até hoje, sendo considerado parte do processo, envolvendo toda uma mística, uma vez que o percurso é permeado de cânticos e orações, num clima de preparação para as atividades na Basílica”, justifica.

O diálogo, segundo o motorista do estado de Alagoas, Valdeir Davi, foi proveitoso e mostrou o compromisso e respeito com quem vive a experiência da romaria. “Nós nos preparamos todos os anos, durante meses, para essa vivência que é profundamente cultural. É bom contar com o apoio de representantes políticos que nos entendem”, disse.

Publicidade

Leia também