Mandato nas redes: confira a agenda dos deputados do Cariri no fim de semana

O News Cariri levantou a agenda parlamentar dos representantes do Cariri no parlamento cearense e na câmara federal. Confira tudo o que de mais importante foi publicado nas redes sociais dos políticos.

FERNANDO SANTANA

O Vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santana (PT), esteve durante todo o fim de semana no Cariri. No sábado (28) foi a Caririaçu para visitar correligionários políticos. Em publicações nos seus storyes, o deputado compartilhou fotos onde aparece almoçando na residência de populares. Ontem (29), Fernando participou do missa de corpo presente de Madre Feitosa, na Sé Catedral, no Crato. Ele esteve ao lado do Governador Camilo Santana, do vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovani Sampaio e do prefeito do Crato, José Ailton Brasil.

NELINHO FREITAS

O tucano Nelinho de Freitas, ao que parece, entrou de recesso de suas redes sociais. Há mais de cinco dias o deputado não compartilha informações de sua agenda política com seus internautas. A última vez que Nelinho postou alguma coisa foi na noite de natal. “Natal é tempo de celebrar o nascimento do nosso Salvador e assim deixar renascer em nossos corações o amor, a paz e a esperança, é tempo de família. […]”, disse.

GUILHERME LANDIM

O deputado Guilherme Landim, líder do PDT na Assembleia Legislativa, também não revelou detalhes sobre sua agenda política do fim de semana. Sua última publicação trata sobre a visita do Secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, ao Hospital Geral de Brejo Santo, ocorrida na última quinta-feira (26). “Ao lado da prefeita Teresa Landim, apresentamos ao secretário as instalações e o modelo de gestão do Hospital Geral de Brejo Santo Deputado Welington Landim. Seguimos para a Policlínica, onde nos reunimos com o consórcio de saúde e os nove municípios da microrregião do Cariri Oriental. À noite, encerramos nosso roteiro visitando as instalações do Hospital Municipal de Missão Velha, ao lado do prefeito Diego Feitosa e do ex-prefeito Dr. Washington”, teclou o deputado.

PEDRO BEZERRA

A exemplo dos demais deputados da região, o representante do Cariri na Câmara Federal, Pedro Bezerra (PTB), não publicou informações a respeito de sua agenda política do fim de semana. Em postagem na última sexta-feira (27), o deputado falou sobre reunião que teve com a presidência do INSS com vistas à resolução de demandas apresentadas pelos servidores. “Fomos até a presidência a fim de dialogar buscando as melhores soluções para a questão da permanência da Gerência Executiva do INSS em Juazeiro do Norte. Estamos otimistas para encontrar bons resultados, de forma dialogada, levando em conta os anseios da população de nossa região”, escreveu Bezerra. A reunião contou ainda com a presença do prefeito de Juazeiro do Norte e pai do Deputado, Arnon Bezerra.

Mais Nutrição já distribuiu mais de 162 toneladas de alimentos; Governo ampliará projeto em 2020

Com o objetivo de garantir a segurança alimentar de crianças e adolescentes atendidos por instituições de caridade, o Programa Mais Nutrição foi criado há pouco mais de seis meses e já alcançou números significativos nesse pequeno espaço de tempo. Nesse período, já foram distribuídos 162.657 kg, que beneficiaram, até o momento, 14.287 pessoas acolhidas por 75 entidades nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú.

As instituições foram contempladas com doação de frutas, legumes e verduras, além do mix de legumes produzido na fábrica construída na Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa), que recebeu, na manhã desta sexta-feira (27), a visita do governador Camilo Santana e da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana. Na ocasião, eles visitaram setores de onde são realizados os processos de desidratação, envase, produção de polpas, manipulação, expedição e estocagem. Também acompanharam o momento os secretários de Estado Socorro França (Proteção Social) e Francisco De Assis (Desenvolvimento Agrário), além do presidente da Ceasa, Maximiliano Quintino.

Os produtos doados pelo programa têm se destacado não só pela ajuda financeira que representa para as instituições, mas também pelo sabor e valor nutritivo que os alimentos possuem. O governador Camilo Santana destacou que o trabalho conjunto de vários atores sociais vem modificando a realidade de pessoas que necessitam desse auxílio. “Aqui é o resultado concreto de várias mãos em parceria. A fábrica funciona na Ceasa, onde há a doação de alimentos pelos permissionários e esses alimentos são transformados em sopas, refeições desidratadas, polpa de frutas, além de ter a doação de produtos naturais como legumes, frutas, verduras. É um projeto social que une iniciativa privada, permissionários, Governo e entidades sociais. O programa tem o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e garantir uma nutrição adequada – aqui tem especialistas que mantém a qualidade nutricional”, comentou o chefe do Executivo estadual.

De acordo com ele, a meta é levar a mais cearenses os benefícios da iniciativa. “Nós estamos dando exemplo de papel social em um projeto belíssimo. A ideia é que a gente possa ampliar não só o número de entidades, mas também a oferta desses produtos. Aproveitamos o final do ano para visitar a fábrica e é um sentimento de muita alegria ver o resultado disso. Que esse espírito de fraternidade, acolhimento, amor ao próximo possa cada vez mais alimentar o coração dos nossos irmãos cearense em 2020 e que esse projeto, que já é um sucesso, possa se reproduzir e atender cada vez mais crianças e jovens”, desejou Camilo.

A iniciativa está dentro do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana. Ele foi estruturado para evitar o desperdício de alimentos, enfrentando a fome e promovendo alimentação saudável. O programa tem como objetivo manter um banco de alimentos in natura aproveitando os que seriam desperdiçados pelos comerciantes da Ceasa por questões estéticas, mas que permanecem adequados ao consumo humano e com suas características nutricionais preservadas.

Ao ver os primeiros resultados alcançados pelo Mais Nutrição, Onélia Santana comemora, mas já planeja metas mais ousadas. “É um momento de felicidade ver que a fábrica logrou êxito, que as famílias estão sendo acolhidas pelas entidades e que estamos estimulando o desenvolvimento das nossas crianças. O Mais Nutrição chegou para acolher melhor, focar no desenvolvimento integral das crianças, garantindo a segurança alimentar delas. Já temos um resultado bastante satisfatório com 75 entidades recebendo seus alimentos. Para gente, é uma alegria saber o resultado do trabalho de uma equipe unida em prol do desenvolvimento das crianças do nosso estado e chegar no final do ano e ouvir tantos depoimentos de gratidão. A nossa meta é chegar no próximo ano a 95 entidades e elevar ainda mais o número de crianças atendidas”, enalteceu a primeira-dama.

Alimentação de qualidade

Além das frutas, legumes e verduras que apresentavam boas condições de consumo, mesmo sem bom aspecto estético para a comercialização, o programa distribui um nutritivo mix de legumes, produzido na fábrica da Ceasa e que tem feito muita criança comer o que antes tinha objeção. O produto é feito através da desidratação de legumes (mandioca, cenoura, batata, abóbora, beterraba), mantendo o teor nutricional dos alimentos e garantindo a proteína, carboidrato e micronutrientes. A fabricação conta com a doação mensal de macarrão do Grupo M. Dias Branco. O mix tem ampla capacidade de atendimento, por ser de fácil e rápido preparo. Um quilo da mistura pode render até 80 porções para crianças. O prazo de validade para consumo é de um ano. Do total doado, 160.565 quilos são de alimentos in natura e 2.092 de mix de legumes.

Das entidades beneficiadas está a Associação Desenvolvimento Comunitário Baixa das Carnaúbas, localizada em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A instituição atende cerca de 40 crianças e adolescentes até 16 anos e mais de 60 mulheres, todos em situação de vulnerabilidade social. Segundo Josélia Lima da Silva, representante da associação, esta é a primeira vez que eles são atendidos com alguma ajuda desse tipo. “Nós não tínhamos tido uma oportunidade de ser contemplados com iniciativas a essa altura. Ninguém tinha ainda olhado para gente, apesar da situação de vulnerabilidade de muitas crianças e da situação difícil de muitas famílias”, conta Josélia.

A notícia de que o Mais Nutrição iria doar alimentos para a instituição foi bastante comemorada pela população da região em que a entidade atua. “Quando a gente recebeu a informação que teríamos sido contemplados foi uma alegria para a comunidade. Nunca tínhamos recebidos alimentos in natura e esse mix, que tem feito a diferença na vida dessas crianças. O bom é que está sendo um envolvimento bonito na comunidade, como se fosse uma grande família. Essa união que há agora é por fazermos parte do Programa Mais Nutrição”, ressaltou a benfeitora. Na Associação Desenvolvimento Comunitário Baixa das Carnaúbas as pessoas atendidas participam de atividades esportivas e capacitações. A oferta de refeições acontece às sextas, sábados, domingos e segundas-feiras.

Bolsonaro perderá popularidade e governo terá declínio, diz sensitiva

Bolsonaro perderá apoio popular e governo deve entrar em declínio em 2020, diz Márcia Sensitiva

Insatisfação pública, novos escândalos e instabilidade econômica são algumas das previsões para a política brasileira no próximo ano. A astróloga Márcia Fernandes, mais conhecida por Márcia Sensitiva, afirma que 2020 será um ano marcado pela regência do sol, o que no campo político representa o poder dos governantes do Brasil. Mas, por outro lado, também influencia na tomada de consciência, capacidade de direção e senso comum.

Sensitiva indica que o Brasil continuará com instabilidades políticas, mas que a posição de Mercúrio fará com que o povo mantenha a busca por transparência dos governantes -e que muitos escândalos ainda virão à tona. Em julho, o céu indica que haverá problemas com medidas de impacto impostas pelo presidente Jair Bolsonaro, havendo uma fase de declínio de seu governo.

Já em novembro, afirma Márcia Sensitiva, haverá sinais visíveis de insatisfação e perda de apoio da população. “Poderemos esperar por um ano em que muitas situações de esquemas e maracutaias venham à tona e gerem bastante questionamento e necessidade de execução da Justiça”, diz Sensitiva.

Antes disso, até março, Sensitiva diz que Urano em trígono com Netuno sinalizará uma tendência mais inovadora do Congresso, Câmara e Senado, seja em relação aos seus quadros, condutas ou pautas. O país, como um todo, afirma a astróloga, entra em uma fase de buscar soluções e caminhos alternativos: “Podemos falar em uma nova safra de ideias, pessoas e atividades”.

De janeiro a março, Sensitiva diz que a tensão estará sobre o Judiciário, atingindo a política externa do país. No Congresso Nacional, projetos, leis e medidas de grande magnitude, que geram notoriedade e impacto, deverão ser votados, e haverá um aumento da participação de grupos que se organizam para atuar de forma mais expressiva em várias áreas da vida do país.

Márcia Sensitiva prevê ainda que o Brasil deve receber mais refugiados de outros países. “Em 2020 e 2021, Sol e Marte progredidos em quadratura com Urano trarão turbulência, choques, divergências, reviravoltas, rupturas e dissidências irreconciliáveis. Também poderão ter incêndios e problemas com redes elétricas”, afirma a astróloga.

“Olhando para a natureza, deveremos ter muito cuidado com incêndios, desabamentos, deslizamentos de terra, acidentes em usinas hidroelétricas e temperaturas intensas”, completa Sensitiva.

Já de fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021, Márcia Sensitiva afirma que Netuno estará posicionado na casa dois, o que trará mais instabilidade e desorganização da economia. A passagem dificulta o controle dos custos e dos gastos, desafia a gestão dos recursos e predispõe à geração de despesas em cadeia.

E, até o final de 2020, Márcia Sensitiva diz que o Sol em quadratura com Netuno indica que deve haver muitas despesas mal calculadas e uso indevido do dinheiro público. Marte em quadratura com Netuno, diz a astróloga, trará desorganização e ausência de propósitos claros para o Senado, mas sem repercussão significativa para a sociedade.

“Plutão em trígono com Mercúrio trará uma forte indicação de que os investimentos foram retomados e voltaram a entrar no país devido a algum saneamento das contas públicas. Ainda mais reformas no sistema da Previdência acontecerão”, afirma Márcia Sensitiva. “Políticas de longo prazo também poderão ser implementadas na nossa economia”, completa.

Previsões por período para 2020, segundo Márcia Sensitiva:

Janeiro de 2020 – Com Saturno em trígono com Mercúrio, haverá mais maturidade para uma reforma fiscal e investimento em infraestruturas. Também teremos um pequeno índice de crescimento no setor de transportes e da educação.

Março, Abril, Junho, Julho e Novembro – Júpiter em trígono com Mercúrio trará indícios de uma melhora na arrecadação, de algum êxito no ajuste fiscal.

Março, Julho, Agosto, Outubro e Novembro – Júpiter estará em sextil com o Meio Céu, e haverá margem de crescimento no mercado, além de maior investimento no setor de educação. O Poder Executivo e as estatais recebem os benefícios deste período, ganhando mais prestígio e chances de acerto em suas performances.

Março, Abril, Junho, Julho e Dezembro – Com Saturno em sextil com Plutão, teremos ganhos na produtividade nacional e maior investimento no setor petrolífero.

Março e Abril – O Nodo Sul estará em conjunção com Netuno e Urano trará um período de desgaste e divisão interna governamental.

Abril a Setembro – Com Netuno em trígono com o Meio Céu, haverá um período de maior trégua e tentativa de melhora.

Junho a Novembro – Urano em mau aspecto com Saturno trará tensão e riscos de agravamento das relações com países vizinhos. Um aumento da predisposição a acidentes de transportes. A relação com os meios de comunicação e o papel da mídia também estarão em questão. Ocorrerão choques com as mudanças no setor da educação.

Datas

5 de junho de 2020 – Eclipse Lunar da Lua Cheia em sagitário faz uma quadratura sobre o Sol do Brasil, gerando problemas com medidas de impacto impostas pelo presidente e seus representantes havendo uma fase de declínio de seu governo.

21 de junho de 2020 – Eclipse Solar na Lua Nova em câncer formando uma quadratura com Plutão, que está posicionado na casa 2 teremos um impacto profundo na economia do país.

30 de novembro de 2020 –  Eclipse Lunar da Lua Cheia em gêmeos se posiciona em cima de Júpiter, com Lua na Casa 4 no mapa do Brasil, que está relacionada ao povo e suas reações. Haverá sinais visíveis de insatisfação e perda de apoio da população.

14 de dezembro de 2020 – Eclipse Solar total da Lua Nova em sagitário faz uma quadratura com Mercúrio, posicionado na casa 8 do mapa do Brasil que preside os assuntos relacionados às políticas e instituições financeiras, arrecadação, taxas, impostos, juros, financiamentos, crédito e volume de investimentos e atratividade para investidores, gerando mais problemas ainda para o setor econômico.

Fonte: Notícias ao Minuto

 

Demutran se exime de responsabilidade pelo fechamento de estacionamento na Praça do Giradouro em Juazeiro do Norte

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), vem a público esclarecer que a área do estacionamento na Praça José Feijó de Sá, conhecida como Praça do Giradouro, não pertence ao Município e que, portanto, o eventual fechamento do que seria o estacionamento não teve qualquer intervenção da Administração Municipal.

Informa, ainda, dentro dessa perspectiva, que não será implementada Zona Azul naquela área, que conta com jurisdição estadual.

Crato: Secretaria de Cultura faz balanço positivo das atividades ao longo de 2019

A Secretaria Municipal de Cultura do Crato realizou muitas atividades ao longo do ano de 2019. A programação só foi possível graças ao empenho da equipe e o apoio da gestão municipal.

Equipamentos culturais que estavam fechados foram reabertos, investimentos em infraestrutura, instrumentos musicais e uniformes para a Banda de Música, dentre outras ações, foram uma grande conquista, além de centenas de pessoas beneficiadas diretamente com os cursos promovidos pela pasta. Essas são algumas das ações da secretaria, que termina o ano com o sentimento de dever cumprido e com a expectativa para fazer muito mais em 2020.

O ano cultural de 2019 começou no dia 6 de janeiro, com a Folia de Reis, evento tradicional do município, onde se reúnem os grupos de tradição, considerada uma data importante para a cidade.

No mês seguinte, a cidade se preparou para resgatar o tradicional Carnaval de rua para as famílias, com grande participação de artistas locais e conseguiu atingir o objetivo, atraindo cratenses que não moram mais na cidade e turistas de vários lugares.

Para o Secretário de Cultura, Wilton Dedê, o ano de 2019 foi muito positivo e destacou o empenho da equipe. “Iniciamos o ano com grandes desafios, contudo, reerguemos a cultura do município e conseguimos desenvolver um ano produtivo. Essa organização fez com que pudéssemos desenvolver muito mais a cultura”, explicou.

Ainda de acordo com Dedê, a organização interna permitiu muitas outras conquistas, como o Cine CEU; cursos e oficinas na Praça do CEU; contação de histórias; o projeto Alpendre Literário; oficinas, worshops e cursos na Biblioteca Pública Municipal; apresentações da Banda de Música; resgate dos grupos culturais de tradição; e a reabertura do Museu Histórico do Crato.

“Gostaria de agradecer a equipe pelo comprometimento em cada projeto da Secretaria, e também a todos que participaram das atividades, que não foram poucas. Para 2020, vamos melhorar e ampliar tudo que foi feito em 2019”, adiantou.